Finalidade do Serviço:

As atividades são desenvolvidas nos pólos por profissionais do Programa e são potencializadas pelos profissionais do NASF, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com eixos, tais como: práticas corporais e atividades físicas, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis, promoção da alimentação saudável, Educação em Saúde, mobilização da comunidade, dentre outras.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Para atendimento de criança, apresentar o Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento com o (a) Educador (a) Físico (a) pode ocorrer através de demanda espontânea, encaminhamento ou visita domiciliar. O atendimento é realizado dependendo de cada caso, podendo ser feito através de grupos ou atendimento individual. Caso o paciente não tenha condições de se locomover, será marcada uma visita na casa do mesmo para que possa ser feito o acolhimento.

Tempo de atendimento:

O horário de atendimento da Academia da Saúde Paulo Cabral de Lima é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde
Academia da Saúde “Paulo Cabral de Lima”
Av. Lázaro Moreira, 761 – Jardim Planalto
[email protected]
(34) 3251-0342 / 8585

Finalidade do Serviço:

Ações de Saúde Mental – Atenção aos usuários e a familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental que propicie o acesso ao sistema de saúde e à reinserção social. As ações de combate ao sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença e a questões subjetivas de entrave à adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis, as ações de enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas e as ações de redução de danos e combate à discriminação.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Para atendimento de criança, apresentar o Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento com a (o) Psicóloga (o) pode ocorrer através de demanda espontânea, encaminhamento ou visita domiciliar. O atendimento é realizado dependendo de cada caso, podendo ser feito através de grupos ou atendimento individual. Caso o paciente não tenha condições de se locomover, será marcada uma visita na casa do mesmo para que possa ser feito o acolhimento.

Tempo de atendimento:

O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

Realizar uma escuta qualificada, ouvir a demanda, avaliar risco e vulnerabilidade e encaminhar para o serviço adequado.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Para atendimento de criança, apresentar o Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.


ETAPAS DO PROCESSO:

Realizar uma escuta qualificada, em todo o horário de funcionamento e por todos os profissionais de saúde.

Tempo de atendimento:

O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

O atendimento médico tem por objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimentos superiores em complexidade, promovendo assim a qualidade de vida. Consiste em atender o usuário que busca por cuidados a sua saúde, atender às demandas e necessidades da população, com  promoção, prevenção, assistência e reabilitação centradas nas pessoas e famílias, considerando as características dos usuários do serviço.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Para atendimento de criança, apresentar o Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento é de forma programada ou demanda espontânea, realizando uma escuta qualificada (ouvindo, avaliando riscos e vulnerabilidades) e resolvendo ou encaminhando  adequadamente.

Tempo de atendimento:

– O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

– As consultas médicas são agendadas a cada 20 minutos, portanto, dependerá da necessidade de cada paciente.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

Determinar o estado nutricional do cliente e a necessidade de intervenção. Verificar os fatores que podem apresentar alguma influência. Prestar cuidados assistenciais voltados ao paciente, buscando a promoção da qualidade de vida.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento e de forma programada ou demanda espontânea, realizando uma escuta qualificada, ouvindo, avaliando riscos e vulnerabilidades.

Tempo de atendimento:

– O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

Prestar cuidados a uma área do corpo que sofreu lesão, com as finalidades de proteger a ferida, promover a hemostasia e/ou cicatrização por meio do estímulo ao tecido de granulação, prevenir contaminação, absorver a secreção e aliviar a dor.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento é de forma programada ou demanda espontânea, realizando uma escuta qualificada, ouvindo, avaliando riscos e vulnerabilidades.

Tempo de atendimento:

– 20 minutos para curativos simples e 40 minutos para curativos complexos.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

A nebulização serve para aliviar os processos inflamatórios, desobstruindo as vias respiratórias facilitando a respiração, broncodilatador (desobstruindo VA). Ela serve ainda para umidificar as vias aéreas superiores, fluidificar secreções e pode servir para administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento e realizado por demanda espontânea.

Tempo de atendimento:

– O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

Acompanhar peso, altura e perímetro torácico e cefálico da criança a partir do primeiro ano de vida.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento e realizado por demanda espontânea.

Tempo de atendimento:

– O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

Temperatura corporal é o equilíbrio mantido entre produção e perda de calor pelo organismo no ambiente. Certos fatores fisiológicos podem provocar variações na temperatura, como o sono e repouso, a idade, o exercício físico, fator hormonal, a alimentação, o banho, o agasalho, a emoção e desnutrição. A Verificação da Temperatura objetiva averiguar o equilíbrio entre produção e eliminação do calor, indicar atividade metabólica, auxiliar no diagnóstico e tratamento e acompanhar a evolução do paciente.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do PSF

– Cartão do SUS

– Identidade

– Para atendimento de criança, apresentar o Cartão de Vacina

– Procurar a unidade de abrangência territorial, onde é cadastrado.

ETAPAS DO PROCESSO:

O atendimento é de forma programada ou demanda espontânea, realizando uma escuta qualificada (ouvindo e avaliando riscos e vulnerabilidades).

Tempo de atendimento:

– O horário de atendimento é das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Unidades Básicas de Saúde
Av. Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1507 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8561

Finalidade do Serviço:

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) é um ponto de atenção estratégico ao serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, conta com uma equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar, as práticas a serem desenvolvidas no “espaço CAPS” assumem fundamental relevância: tratando-se de projetar serviços públicos de saúde, substitutivos ao modelo asilar, de referência nos territórios, comunitários, de livre acesso e local de trocas sociais. Em síntese os serviços de atenção psicossocial do SUS, são espaços de cuidar e apoiar pessoas com experiências do sofrimento e, ao mesmo tempo, espaço social no sentido de produção de projetos de vida e de exercícios de direito, e de ampliação do poder de contratualidade social.

Requisitos Necessários para os Usuários:

As pessoas atendidas no CAPS I são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São preferencialmente pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais. Documentos necessários:

– Encaminhamento médico;

– Cartão do SUS;

– RG; CPF.

ETAPAS DO PROCESSO:

Para ser atendido no CAPS I pode-se procurar diretamente esse serviço (demanda espontânea) ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde.

Tempo de atendimento:

– Indefinido, pois depende da demanda apresentada.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

CAPS I “Nildomar Donizete Bizinotto”
Rua Joaquim Candido Ferreira, 235 – Veneza
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 0225

Finalidade do Serviço:

Atendimento Especializado em Endodontia e Confecção de Próteses Dentárias.

Requisitos Necessários para os Usuários:

Inscrição na sala de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Avenida Joaquim Ribeiro de Gouveia, 1.507, Centro.

ETAPAS DO PROCESSO:

– Após autorização do Setor de Controle e Avaliação, as próteses serão moldadas e entregues após o processo de confecção das mesmas.

– Manutenção após a entrega das próteses dentárias – Agendamento na recepção do Centro Odontológico Dolorita Cândido Muniz – CEO.

Tempo de atendimento:

– Proporcional à execução do serviço, mediante processo licitatório.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

CEO – Centro Odontológico “Dolorita Candido Muniz”
Av. Genésio Franco de Morais, 915 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8594 / 8546

Finalidade do Serviço:

É um serviço de saúde que articulado aos demais serviços do município, representa uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento, e ao diagnóstico do HIV, das Hepatites B e C e Sífilis, integrando o sigilo à esses cuidados em saúde, protegendo assim as pessoas com HIV/Aids do estigma e discriminação, promovendo a privacidade destes pacientes.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Documentos RG;

– Assinatura do Termo de Consentimento para realização dos exames.

ETAPAS DO PROCESSO:

– Acolhimento e orientações pré-testes;

– Preenchimento dos documentos conforme protocolo do Ministério da Saúde;

– Assinatura do Termo;

– Realização dos exames;

– Conduta necessária conforme protocolo do Ministério da Saúde em casos positivos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Tempo de atendimento:

– 30 minutos em exames com resultados não reagentes

– Tempo indeterminado em casos reagentes.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Centro Terapêutico Amanhecer
Rua Romário José de Souza, 120 – Jardim Tropical
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 0258

Finalidade do Serviço:

– Realizar acolhimento e atendimento psicológico para pacientes que fazem tratamento de DST’s, vinculados a este setor.

– Realizar atendimento psicológico para pacientes encaminhados pela rede de serviços em saúde para psicoterapia.

Requisitos Necessários para os Usuários:

Encaminhamento médico solicitando o serviço de psicoterapia.

ETAPAS DO PROCESSO:

– Apresentação do encaminhamento médico solicitando atendimento psicológico

– Aguardar vaga, quando será contatado

– Inicia avaliação e psicoterapia

Tempo de atendimento:

As sessões têm duração de 40 a 50 minutos, e o paciente terá retornos semanais ou quinzenais, dependendo da avaliação de cada caso.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

Centro Terapêutico Amanhecer
Rua Romário José de Souza, 120 – Jardim Tropical
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 0258

Finalidade do Serviço:

No setor da Educação Física a finalidade do atendimento dos grupos especiais é controlar as doenças crônicas, melhorar a função física e promover melhor qualidade de vida.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do SUS

– Cartão do PSF (com número da família e nome da ACS)

– Encaminhamento médico da rede do SUS (mínimo de 15 dias)

ETAPAS DO PROCESSO:

– O paciente portando o cartão do PSF, o cartão do SUS e o encaminhamento médico da rede do SUS, vai até a unidade do CIFE para agendar o tratamento;

– A recepcionista recolhe o encaminhamento médico, e coloca o nome do paciente no caderno de agendamento, bem como seus dados pessoais (endereço e telefone);

– Assim que surgir a vaga para o atendimento, a recepcionista liga para o paciente através dos dados informados por ele e avisa sobre o início do tratamento.

Tempo de atendimento:

– As aulas da Educação Física duram 45 minutos, com horário e dias previamente agendados.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

CIFE – Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física
Rua Jânio Quadros, 499 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8592

Finalidade do Serviço:

O setor da Fisioterapia tem a finalidade de atender os pacientes no processo de reabilitação física, utilizando-se de um conjunto de técnicas para o tratamento, recuperação e prevenção de doenças e lesões em quadros clínicos agudos e crônicos de dor, processos inflamatórios e limitantes.

Requisitos Necessários para os Usuários:

– Cartão do SUS

– Cartão do PSF (com número da família e nome da ACS)

– Encaminhamento médico da rede do SUS (mínimo de 15 dias)

ETAPAS DO PROCESSO:

– O paciente portando o cartão do PSF, o cartão do SUS e o encaminhamento médico da rede do SUS, vai até a unidade do CIFE para agendar o tratamento.

– A recepcionista recolhe o encaminhamento médico, e coloca o nome do paciente no caderno de agendamento, bem como seus dados pessoais (endereço e telefone).

– Assim que surgir a vaga para o atendimento, a recepcionista liga para o paciente através dos dados informados por ele e avisa sobre o início do tratamento.

Tempo de atendimento:

– O atendimento da Fisioterapia dura 40 minutos, com horário e dias previamente agendados, sendo realizadas 10 sessões por encaminhamento do SUS.

Local:

Secretaria Municipal de Saúde

CIFE – Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física
Rua Jânio Quadros, 499 – Centro
[email protected]
[email protected]
(34) 3251-8585 / 8592