UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA
Memória, História e Identidade
CASA DA CULTURA “ANÍBAL CLEMENTE DE SOUZA”
Lei Municipal nº 764, de 27 de março de 1989
Avenida Genésio Franco de Morais, nº 919 – Centro
A Casa da Cultura é um bem imóvel protegido pelo Município por seu valor histórico, cultural, arquitetônico e afetivo para a população, cuja arquitetura se caracteriza pelo estilo colonial, com alguns detalhes neoclássicos.
Edificada no século XX, no ano de 1914, localizada à Avenida Genésio Franco de Morais, 919, esquina com Rua Goiás, Centro, a Casa da Cultura já tem 100 anos de existência. O imóvel foi sede da primeira escola da cidade, o Grupo Escolar São José, em 1914 – antes, portanto, da emancipação do Município, que se deu em 1947. Foi também a primeira Prefeitura e Câmara Municipal. Em 1971, tornou-se Memorial Lourival Domingues Franco.
Finalmente, em 2001, por meio da Lei Municipal nº PM/N.º 1.671 de 03 de setembro de 2001, consagrou-se Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza”.
Trata-se de Bem Tombado do Município, conforme dispõe a Lei Municipal PM/Nº 764, de 27 de março de 1989, que se encontra em processo de restauração, obra esperada por todos nós cidadãos santavitorienses, por se tratar de um lugar de memórias, que reportam ao início da colonização do território.
O restauro é um conjunto de ações cujo objetivo é fazer intervenções técnicas sem perder a essência do bem, com recomposição do ambiente para dar um significado novo, com o intuito de resgatar a memória e valorizar a história do local, condição imprescindível para assegurar a efetiva salvaguarda dos valores ali identificados.
Ao assumir a gestão, em 2017, a Administração Municipal constatou que a edificação se encontrava com a estrutura arquitetônica deteriorada, de modo que o restauro seria necessário para preservar o bem imóvel e, ao mesmo tempo, manter viva, parte de nossa história, nossa cultura, arquitetura e tradição cultural, devolvendo, assim, a identidade do Município.
Encerrado o processo de restauração, além de ser um dos mais importantes patrimônios históricos, será um espaço aberto à comunidade para várias atividades de preservação do patrimônio histórico cultural, semeando um novo tempo para a proteção e salvaguarda da nossa memória, história e identidade.