A tarde de centenas de crianças de Santa Vitória foi diferente no último sábado, dia 19, isso porque aconteceu a culminância do Projeto Educar, Cuidar e Reciclar – 3ª Edição “Graninha Verde”.
Foi uma tarde voltada para as crianças que contribuíram e juntaram, ao longo da campanha, suas graninhas verdes, moeda de troca para que eles pudessem aproveitar todas as atrações que foram preparadas e criadas especialmente para eles.
“Aqui além de termos trabalhado o lado ecológico tirando esse material da natureza e colocando ele para ser reaproveitado também estamos trabalhando a educação financeira com as crianças, afinal cada um pode escolher aqui a melhor forma de gastar suas graninhas verdes”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Sérgio Resende.
A secretária de Educação, Francisca Vânia, lembrou que o projeto foi trabalhado em todas as instituições de ensino do município; “Todas as nossas escolas participaram do projeto e juntas coletaram quase 30 toneladas de material reciclável o que mostra a importância do projeto e o quanto as crianças participaram”, disse a secretária.
Idealizadora do projeto que trabalhou para a realização do mesmo, a engenheira ambiental, Isadora Queiroz, falou da importância de trabalhar a conscientização ecológica com as crianças; “Precisamos conscientizar e trabalhar o respeito e zelo pela natureza desde muito cedo. Por isso trabalhar com crianças é tão importante para que possamos conseguir resultados positivos”, mencionou Isadora Queiroz.
“Ver as crianças felizes e se divertindo é muito gratificante, por isso gostamos tanto e já estamos realizando esse projeto a 3 anos e a cada edição estamos melhorando e ampliando ainda mais para continuar a incentivar as crianças a participarem”, disse o Prefeito de Santa Vitória, Salim Curi.
O projeto Graninha Verde teve diversos parceiros como a Câmara Municipal, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, CMAA, Catupiry, Grupo Cabo Verde, Sicoob Credipontal, Ong Arpa, Associação de Pescadores Esportivos de Santa Vitória, APESV, Ecovias do Cerrado, SPIC Brasil, Agrosolo, Agrigeo Agrimensura & Ambiental, Aldair Topografia e a usina Santa Vitória, grupo Jalles.
“Nossa empresa apoia iniciativas como esta, afinal o futuro do nosso planeta está nas mãos das crianças de hoje e por isso é tão importante trabalharmos ações como a do projeto graninha verde”, falou o gerente administrativo da usina Santa Vitória, grupo Jalles, Clodoaldo Machado. Em 101 dias de projeto neste ano de 2023, foi coletado um total de 28.695,11 kg de material reciclável que iriam para o aterro sanitário e serão reciclados, tornando-se matéria prima novamente.