O Corpo de Bombeiros através do Segundo Pelotão de Bombeiros em Ituiutaba foi acionado pela Defesa Civil de Santa Vitória para acompanhar a situação de uma represa no Córrego Santa Vitória. A represa está localizada em uma propriedade particular e havia recebido um grande volume de água oriundo do rompimento de outra represa a montante.
De imediato, uma guarnição de bombeiros, acompanhado de engenheiro Ambiental da CIRRD/CIDES deslocaram ao local e, mediante acompanhamento de uma equipe técnica da Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Vitória, avaliaram medidas mitigadoras, visando minimizar os efeitos do acúmulo de água na Represa Marlboro.
Os trabalhos iniciaram no dia 03/01/2023, sendo maximizado o escoamento do dreno existente, limpeza do talude e confeccionado novo vertedouro em uma das extremidades da barragem, facilitando assim o escoamento do volume d’água.
As fortes chuvas que estão ocorrendo na região poderiam agravar a situação se as medidas não tivessem sido tomadas.
Uma régua linimétrica foi instalada para aferir o nível do reservatório, além de reforço no talude da represa com colocação de sacos com material compactado reforçando a estrutura do barramento da represa.
Foi também realizado trabalho topográfico de levantamento das cotas de níveis auxiliando a construção do vertedouro.
Os proprietários foram notificados a contratar profissional habilitado para acompanhar os trabalhos e emitir laudo sobre as condições estruturais do barramento da represa.
Destaca-se, ainda, que a equipe da Defesa Civil de Santa Vitória catalogou e orientou os moradores que possuem residência a jusante do reservatório sobre o risco eventual de rompimento da barragem, sendo identificadas três habitações, com seis moradores.
Foi solicitado a colocação de um conjunto de bomba para sucção da água visando o rebaixamento do nível de água atual, este trabalho será iniciado na manhã do dia 07/01/2023. O monitoramento do nível da represa está sendo acompanhado pela equipe da Defesa Civil , Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros.