Iniciada em novembro do ano passado, a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal São José está 30% concluída. A obra está sendo realizada pela Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com recursos próprios do Município. O investimento está avaliado em R$ 2,9 milhões.
No momento, está sendo finalizada a construção do novo bloco educacional (chamado bloco A), que agregará cinco salas de aula e uma biblioteca.
No bloco B, que está recebendo cobertura, estão sendo reformadas seis salas de aula e dois sanitários.
Já no bloco C, que está em fase de construção de laje, estão sendo reformadas três salas de aula, além da construção de um refeitório/auditório.
No bloco D, cuja obra deve iniciar em abril, serão reformadas a parte administrativa, cozinha e o antigo refeitório.
Dentro do projeto de reforma e ampliação da escola, também inclui a reforma da quadra de esportes e a construção de estacionamento no local. A área do estacionamento será de 364m², com pavimentação asfáltica e capacidade para 20 veículos.
A entrada da escola também será remodelada, através da construção de uma laje impermeabilizada, que será iniciada ainda no estacionamento, fazendo a ligação com a escola, inclusive com rampa de acesso de acessibilidade para cadeirantes.
Com o novo projeto de reforma e ampliação, a escola aumentará em 150 seu número de vagas, que atualmente conta com 620 alunos, dispondo de toda estrutura necessária para garantir aos alunos a devida assistência para uma educação de qualidade.
Historicamente, a Escola Municipal São José é a primeira instituição escolar de Santa Vitória, sendo criada pelo esforço do senador Camilo Chaves, autorizada a vigorar pelo Decreto nº 4537/55, publicado no MG de 31/03/1955. Posteriormente, em 1957, recebeu a denominação de Escolas Reunidas São José, e de Grupo Escolar São José em 1958. Anos mais tarde, a escola foi municipalizada, feito ocorrido em 23 de janeiro de 1998.