Você está aqui:

Santa Vitória marca presença em curso sobre Patrimônio Cultural e Turismo realizado pela AMVAP

O Município de Santa Vitória marcou presença, nesta última sexta-feira (12), na Sede da AMVAP, em Uberlândia, em um curso realizado pela AMVAP- Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, discutindo o tema Patrimônio Cultural e Turismo, ministrado pelo Historiador, Cláudio Scarparo Silva.

Santa Vitória marca presença em curso sobre Patrimônio Cultural e Turismo realizado pela AMVAP

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, oportunizou aos funcionários, Maria das Dores Marques Soares (Dorzinha), da Seção de Patrimônio Cultural e Adãonete Rodrigues de Aquino, representando a Pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo a participação em mais um evento de peso, no intuito de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Santa Vitória marca presença em curso sobre Patrimônio Cultural e Turismo realizado pela AMVAP

A palestra teve a participação de 46 participantes dos municípios, dentre eles, Araguari; Araporã; Cascalho Rico; Capinópolis; Cachoeira Dourada; Centralina; Douradoquara; Gurinhatã; Ipiaçu; Ituiutaba; Indianópolis; Iraí de Minas; Monte Alegre de Minas; Matutina; Prata; Romaria; Santa Vitória; Tupaciguara e Uberlândia.

Foram 46 participantes a dialogar sobre as possibilidades do aproveitamento turístico nos bens culturais protegidos. A primeira parte do curso foi abordado o Patrimônio Cultural e sua interpretação para o uso turístico como desenvolvimento econômico e do turismo. Discutiu-se também como elaborar um planejamento para o uso turístico e dos bens culturais. Na segunda parte, foi discutido sobre as políticas públicas de desenvolvimento do turismo no Estado e na União.

A participação neste curso gerou uma oportunidade de conhecer e aprofundar sobre a descentralização do turismo e a criação de circuitos turísticos como fomento dessa regionalização e, ao mesmo tempo, enfatizou como os mesmos são relevantes na implementação das políticas públicas no turismo dos municípios, uma vez que sem a participação das localidades em algum circuito, não há como conseguir recursos para este desenvolvimento.

Diante dessa necessidade de inclusão dos municípios em algum circuito turístico foi reativado o Circuito Turístico Águas do Cerrado que agora está com sede na cidade de Capinópolis e o Turismólogo.

Notícias Relacionadas