Na última quinta-feira (21), às vésperas do Natal, a Equipe de Ações do Projeto “Remição pela Leitura” realizou ‘feedback’ com os reeducandos da Unidade prisional de Santa Vitória e aproveitou para realizar entrega de “kits” de Natal aos presos.
Na ocasião, a equipe de trabalhos, presidida pelo Pedagogo Marcos Medeiros da Costa; pela Assistente Social Franciele Ferreira Silva e pela Psicóloga, Daisy Aparecida Alves Franco, receberam, durante o processo de escuta com os presos, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi; a Secretária Municipal de Educação, Francisca Vânia e a aluna do Curso de Pedagogia da Fundação Hermínio Ometto, Nilciene Queiroz Batista. Toda a pauta esteve voltada para as representações, construídas pelos presos, participantes do projeto, sobre o impacto da leitura no cotidiano deles e sobre a importância desse trabalho para suas vidas pessoais.
Durante o processo de escuta, a Secretária Municipal de Educação, Francisca Vânia, destacou a importância do Projeto no rol das ações que circunscrevem a pasta da Educação no município. “Deus abençoe cada momento em que cada um de vocês vira uma página do livro físico e o transforma em perspectivas para virar outra página de suas vidas”, destacou.
Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, o projeto é motivo de orgulho para toda a administração, pois, nele, encontra-se a possibilidade de transformar realidades pelo único caminho: a Educação.
“Somos parceiros, porque acreditamos no trabalho de toda a equipe que está à frente do Projeto e, acima de tudo, acreditamos em cada um de vocês, que, por meio dos livros, encontrarão o respaldo necessário para o desenvolvimento de um pensamento crítico e coerente com as demandas do mundo moderno”, pontuou.
“Somos gratos por acreditarem no trabalho desses profissionais e por aderirem a essa ação, espontaneamente. Parabéns por essa busca!”, concluiu.
O diretor da Unidade, Nubis Santana, na oportunidade, agradeceu à administração por ter investido no trabalho e por ter cedido um grupo de profissionais do mais respeitado “gabarito” para implementar uma metodologia de trabalho tão prática, eficaz e coerente com as proposições do Conselho Nacional de Justiça.
O feedback foi encerrado com saldo positivo, credibilizado pelas falas dos detentos, pela avaliação da administração pública e da gestão da Unidade prisional.
No final dos trabalhos, todos os detentos receberam um “kit” de chocolates, em comemoração ao Natal, angariados pela sociedade civil, por meio da busca ativa das alunas do curso de Pedagogia da Fundação Hermínio Ometto – Uniararas.