Você está aqui:

Projeto Remição Pela Leitura é implantado em Santa Vitória

O Projeto Remição Pela Leitura, construído por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Social e o Sistema Prisional de Santa Vitória, assegura a remição da pena por meio da leitura, além de diminuir a ociosidade dos detentos e possuir caráter ressocializador. Apresentado na quarta-feira (07), na Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória, a iniciativa promete revolucionar o acesso ao conhecimento, além de proporcionar um futuro digno, mesmo no cárcere.

Para compor a biblioteca do presídio, as alunas do curso de pedagogia da Uniararas realizaram a campanha “O livro que marcou a sua vida pode ajudar a escrever outras histórias”. Inicialmente, 120 obras foram arrecadadas, catalogadas e estão disponíveis para ampliar o conhecimento dos custodiados.

O Prefeito Salim Curi destacou a imensa satisfação de dar início ao Projeto, que já é realidade em diversos presídios brasileiros e que agora, chega a Santa Vitória. Aproveitou a oportunidade também para parabenizar todos os envolvidos no Projeto e reforçar que a Administração Municipal 2017/2020 será parceira em todos os Projetos que venham contribuir com a população.

“Nossa vida é um processo e como tal precisamos a cada momento nos abrirmos às oportunidades a nós apresentadas, acreditando no melhor que nós podemos dar ao mundo e de forma particular à nossa sociedade. Hoje celebramos essa parceira na certeza do caráter positivo que o mesmo promoverá como processo de reintegração do indivíduo à sociedade,” disse Francisca Vânia de Oliveira Silva, agradecendo sua equipe da Secretaria de Educação e Cultura, Equipe Pedagógica, o Sr. Nubes (Diretor do Presídio) e a efetiva participação das alunas do Curso de Pedagogia Uniararas.

Pedro Guimarães Pereira, Juíz de Direito, destacou que hoje as pessoas que estão encarceradas foram privadas apenas da liberdade, de forma momentânea, e que o direito ao acesso à cultura e à educação foi preservado e a sociedade tem papel fundamental na construção da melhora da perspectiva de vida dos encarcerados através de iniciativas como esta, apresentada hoje, no momento de reintegração dos mesmos na sociedade.

O Diretor do Presídio, Nubes Santana Gonçalves, falou sobre a alegria de contribuir, através do seu trabalho, proporcionando novos conhecimentos para os reclusos de Santa Vitória, cidade que faz parte da sua história. “A nossa meta, minha em conjunto da minha equipe, é fazer do Presídio de Santa Vitória o melhor presídio de Minas Gerais.”

Como funciona

O projeto tem como objetivo dar oportunidade ao preso de acesso à educação, conhecimento e cultura, visando o preparo para o retorno ao convívio social. Todos os recuperandos que estão sentenciados nos regimes fechados e semiaberto, com Ensino Fundamental ou Ensino Médio completo; Ensino Fundamental Incompleto, desde que, em termos de capacidade de leitura, interpretação de textos e de escrita, apresente habilidades específicas para leitura e escrita.

Os interessados devem cumprir os termos de responsabilidade: fazer a leitura, devolver os livros e elaborar uma resenha crítica sobre o conteúdo assimilado.

O preso escolhe um livro da Biblioteca do Estabelecimento Penal, de acordo com seu nível de escolarização. Possui até o dia 20 de cada mês para a leitura da obra, e um período de 10 dias para produzir um relatório ou resenha – de acordo com a sua escolaridade – com orientações de um profissional da área de Letras, conforme cronograma elaborado pela comissão organizadora do projeto.

A produção é avaliada e são aprovados aqueles que tiverem nota igual ou superior a 6,0. A cada livro lido e material produzido aprovado é expedido um documento pelo Estabelecimento Penal, computando quatro dias de remição de pena por estudo, através da leitura.

Doação de Livros

A doação de livros de literatura contribui para a renovação constante do acervo da biblioteca da Unidade Prisional de Santa Vitória, para atender os detentos. As obras literárias ficam disponíveis aos presos.

Livros de literatura clássica brasileira e universal, autobiografias, história, sociologia, política e filosofia, novos ou usados em boa conservação são aceitos pela biblioteca do estabelecimento penal.

Para as doações, entrar em contato no Telecentro Inclusão Digital Cássio Gouveia, pelo telefone: (34)3251-1367 ou pelo e-mail: [email protected]

Notícias Relacionadas