Você está aqui:

CEMEI Luiza Maria de Paula ensina os alunos a cultivar e preservar o Meio Ambiente com o Projeto “Meu Jardim”

Em uma atividade a céu aberto, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Luiza Maria de Paula, participaram na última quarta-feira (14/06), de uma oficina de plantio do Projeto Meu Jardim. A ação envolveu cerca de 80 alunos, de 3 e 4 anos, que plantaram mudas de flores e fizeram a compostagem do jardim da escola, orientados e coordenados pela equipe escolar.

O projeto foi criado e desenvolvido pela própria instituição com o objetivo de ensinar de forma interativa os eixos da educação infantil: Natureza e Sociedade, instruindo a criança sobre importância do meio ambiente e sua preservação. A equipe pedagógica também trabalhou o tema “Reciclagem”, falando sobre compostagem, para deixar o jardim ainda mais bonito.

Durante a aula, os alunos foram orientados sobre como fazer a manutenção do jardim: aguar a plantas, reforçar o adubo/compostagem e o mais importante: não danificar e arrancar as flores. Desta forma, o jardim florescerá no decorrer do ano e atrairá pequenos animais como: largatas, borboletas, abelhas e formigas, outro tema que também será abordado e estudado.

O CEMEI Luiza Maria de Paula está empenhado em cuidar do meio ambiente, promovendo transformações, de maneira simples e eficiente em suas instalações, como a reciclagem do lixo orgânico para a produção da compostagem e a separação correta do lixo. Todas essas ações trazem uma percepção mais clara para as crianças em relação às necessidades atuais, tornando-as mais preparadas para trazer benefícios para o ambiente em que habitam.

A diretora do CEMEI, Keila de Lima Barbosa Santos, diz que, apesar da pouca idade das crianças, este é o momento ideal para o aprendizado. A ação permite a formação de cidadãos mais conscientes além de deixar a escola mais bonita, um presente para os futuros alunos da unidade. “Para as crianças respeitarem, conservarem e preservarem os recursos naturais, elas precisam ter contato com a natureza. Quanto mais a criança conhece, mais ela vai preservar, cuidar e transmitir esse conhecimento para as pessoas do seu convívio”, finalizou a diretora, comentando sobre a expectativa de iniciar nos próximos 15 dias o plantio de mudas de hortaliças.

Notícias Relacionadas