A prefeitura de Santa Vitória, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, pela Seção do Patrimônio Cultural, concluiu mais um ano de desenvolvimento de políticas de salvaguarda dos bens protegidos pelo Município.
Durante o ano foram realizadas várias ações de preservação, tais como execução de visitas técnicas, ações de educação patrimonial e difusão, processos de tombamento, inventários, vistorias, laudos de conservação, além de restauração e revitalização das edificações históricas.
Todas estas ações documentadas por meio de relatórios textuais anexados em pastas assinadas pelos gestores, conselheiros e equipe técnica do Patrimônio Cultural e, em seguida, enviadas para análise ao IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, no prazo determinado.
O Secretário Fernando Bonito ressaltou a importância desse trabalho que vem sendo realizado na preservação do patrimônio e na divulgação das referências culturais, através de políticas públicas relevantes de proteção do patrimônio cultural do município, implementadas pelo Iepha-MG, conforme as orientações da Deliberação Normativa, estrutura que compõe o sistema de análise e de pontuação da documentação apresentada pelo Município para participação do programa ICMS Patrimônio Cultural.
O Prefeito Salim Curi agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos, que entenderam a importância e o papel de cada um nas discussões e no compromisso com a política de salvaguarda dos bens protegidos pelo Município. Um trabalho como foco na proteção, promoção, pesquisa e difusão da consciência preservacionista dos bens, criando diretrizes que colaboram efetivamente para a salvaguarda da memória e da história de Santa Vitória.
Você está aqui:
- Início
- Notícias
- Patrimônio Cultural
- Patrimônio Cultural recebeu atenção especial em 2023 em Santa Vitória
Patrimônio Cultural recebeu atenção especial em 2023 em Santa Vitória
- Por Renato Mendes