Em Santa Vitória o Projeto Sanitaristas Mirins executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Vitória através das secretarias de educação e cultura, meio ambiente e pesca e agricultura, pecuária e abastecimento realizaram várias atividades no período de 12 a 16 de setembro.
As turmas do 4° ano das escolas municipais são as que participam do projeto. Os temas trabalhados foram a comemoração ao dia da árvore com visita de algumas turmas ao viveiro de mudas, importância do consumo do pescado com visita de uma turma a um pesque pague, ações do instituto e saúde das pessoas, dos animais e vegetais.
O Representante Regional de Educação Sanitária, Rodrigo da Silva Carvalho, marcou presença em todas as turmas. O Diretor de Meio Ambiente, Mariozan de Freitas participou e falou sobre a preservação dos peixes na época da piracema, espécies que são encontradas na nossa região e os benefícios de consumir pescado ao final da palestra a turma que visitou o pesque pague os alunos experimentaram um delicioso peixe frito. Sobre o dia da árvore Freitas expressou as vantagens deste recurso natural tão importante para nós e o quanto as nossas atitudes diárias impactam diretamente.
Durante a visita ao viveiro de mudas Carvalho sugeriu propostas de trabalho para serem feitos em sala de aula com folhas das próprias árvores presentes no viveiro e o resultado foi sensacional!! Também abordou sobre as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária, saúde das pessoas, dos animais e vegetais e em uma das turmas foi realizado um trabalho de decopagem em cabaça. Em nome do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito que acompanhou uma das ações agradeceu pelo total apoio da prefeitura em ceder seus servidores para ensinar as crianças que participam desse brilhante projeto e os donos do pesque e pague Marilza e Geraldo que não mediram esforços em nos receber.