A Prefeitura Municipal de Santa Vitória, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e com a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, desde janeiro de 2022 está realizando a atualização e revisão dos Planos Municipais: Plano Municipal de Saneamento Básico – PMBS e Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos – PGIRS de Santa Vitória. Assim, para esta finalização aconteceu a Audiência Pública Final nesta segunda-feira dia 06 de junho às 14h na sede do Conviver “Jose da Silveira Guedes”, localizado na Avenida Nossa Senhora das Vitorias, n° 1020 bairro Centro da cidade Santa Vitória – MG.
A atualização dos Planos Municipais citados pretende-se levantar um diagnóstico do saneamento básico e resíduos sólidos do município de Santa Vitória, verificando as deficiências e necessidades. Assim, podem-se planejar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços pela população.
Aproveitando o evento, o Patrimônio Cultural entregou ao público presente um guia patrimonial do município de Santa Vitória e chamou à atenção de todos para a responsabilidade da preservação dos Patrimônios tombados e inventariados do município, em zelar por uma herança cultural.
O evento contou com a abertura da audiência pelo vice-prefeito Renato José de Paula que agradeceu a presença de todos e a parceria com o CIDES e com os professores e bolsistas da UFU para a revisão e atualização dos planos municipais.
Logo em seguida, a audiência pública foi ministrada pelos professores da UFU – Universidade Federal de Uberlândia: Professora Dra. Ângela Maria Soares, Professora Camila Nonato Junqueira, Professora Dra. Vânia Santos Figueiredo e Me. Bernardo Costa Mundim. Assim, a revisão dos planos municipais foi explanada pelos mesmos ao público presente e algumas ações foram discutidas, em busca de planejar ações e metas a serem cumpridas para melhoria do município de Santa Vitória.
“Os planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos atuam como uma ferramenta estratégica de gestão para a Prefeitura Municipal de Santa Vitória. E, se bem executado, o planejamento é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais e desenvolver economicamente o município” ressaltou o vice-prefeito Renato José de Paula.