O município de Santa Vitória, através da Secretaria de Educação e Cultura por meio da Seção do Patrimônio Cultural, se reuniu no último dia 15 de fevereiro para tratar de uma ação no que se refere à proteção deste patrimônio, no município de Santa Vitória.
O município é rico em patrimônio cultural, arqueológico e natural e possui vários sítios diagnosticados pela equipe de proteção do patrimônio cultural. Uma destas ações visa um intercâmbio com a empresa que irá executar a construção da ferrovia a qual irá passar pelo município, afim de que, no estudo de impacto ambiental, possa realizar um levantamento destes sítios para o seu aproveitamento cultural, turístico e econômico.
Estavam presentes no encontro a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira, a Engenheira Ambiental, Isadora Queiroz; a Diretora de Cultura, Maria das Dores Marques (Dorzinha) e o Historiador e Geógrafo, Cláudio Scarparo Silva.
O município estará atento ao andamento do processo da construção da ferrovia para colaborar no estudo das áreas impactadas com a construção da linha férrea. Santa Vitória possui sítios arqueológicos nas serras, dentro de seus limites territoriais, que também são patrimônio paisagístico e que pode ter o aproveitamento no geoturismo trazendo o desenvolvimento local.