Nos dias 25 e 26 de novembro, aconteceu o a terceira edição da Festa da Semente, próximo ao Box 22 do Mercado Municipal, na cidade de Uberlândia um encontro agro ecológico para celebrar e trocar sementes crioulas. Na ocasião, a cidade de Santa Vitória esteve presente com a participação expressiva das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente e Pesca que trabalha temas do Projeto Plantando o Futuro.
Foram para o encontro Fernando Bonito (secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca), Mauricio Lorena Filho (secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Mariozan de Freitas (diretor de Meio Ambiente e Pesca) e Rosilda Mendes (jornalista) que foram recepcionados pelos organizadores da Feira Pachamama e, contribuíram com mais de 70 variedades de mudas e sementes de plantas para o êxito do evento.
Durante o encontro, conversando com um dos representantes da Feira Pachamama, Rafael Martins Franco que explicou sobre a expectativa de criar um Banco de Sementes para garantir a produção e alimentos saudáveis para as próximas gerações. Também fez um balanço positivo da parceria da cidade de Santa Vitória, do IFTM, dos produtores e assentados da região. Na oportunidade um dos representantes do coletivo.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito agradeceu os realizadores do evento, parabenizou a iniciativa da atividades de troca e partilha de sementes de mudas e plantas e a dedicação do diretor de Meio Ambiente, Mariozan de Freitas que atendeu a todos nominando as inúmeras variedades de plantas.
“Estava tudo muito bem organizado nesse evento grandioso e voltado para a sustentabilidade na agricultura e a preservação da biodiversidade”, justificou Fernando que ressaltou a participação da empreendedora santa-vitoriense de Doces Saudáveis de Frutas Desidratadas, Marília Silvéria Dantas e da professora do IFTM, Fernanda Vital, além da parceria do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Lorena Filho.
“Além de tudo a Feira Pachamama ainda proporcionou momentos de reencontros, conhecimentos e muito bate-papo entre nossos visitantes gerando um bem-estar a todos que estiveram presentes”, concluiu Fernando Bonito.