Os primeiros resultados do Convênio de cooperação técnica assinado entre Prefeitura de Santa Vitória por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ EPAMIG e EMATER surge com a aquisição de 6 touros Gir Leiteiro PO que serão doados aos Assentamentos e ou Comunidades inscritas no Programa Municipal GERA LEITE.
Segundo Maurício Lorena Filho essa aquisição para o município vem num momento bastante oportuno, onde os assentados e ou membros das comunidades rurais poderão se beneficiar com a reprodução desses Touros GIR PO e melhorar a genética do gado, voltado, especificamente para a pecuária leiteira.
“Recentemente estive representando o nosso município em um encontro com o chefe da EPAMIG OESTE Fernando Oliveira Franco, oportunidade em que o Município de Santa Vitória e EPAMIG assinaram um convênio de transferência de pesquisa, tecnologia e genética para Agricultura Familiar e Pecuária Leiteira, por meio do Programa Municipal GERA LEITE. Agora é só os Presidentes dos Assentamentos e das Comunidades se inscreverem para receber o Touro e beneficiar todos os associados, bem como aumentar a produtividade e a geração de rendas”, explicou Mauricio Lorena.
Através do Programa GERALEITE é usada a tecnologia de seleção do Gir Leiteiro, desenvolvida há mais de 60 anos, que atendendo de maneira democrática todos os produtores leiteiros da Agricultura Familiar. Também ofertou 300 análises de solo e o uso do aplicativo para celular GERCAL (que auxilia a atividade leiteira a controlar o custo de produção), além de palestras e orientação técnico para manejo do rebanho leiteiro.
O Programa GERALEITE em Santa Vitória é de iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Santa Vitoria, com a parceria da EMATER/MG, EPAMIG/MG e Sindicato Rural de Santa Vitória.