Para oferecer uma opção a mais de mudas no viveiro municipal e aumentar a produtividade de fruto de Jaca no Município, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca foi buscar as frutas de jaca nas propriedades da Dona Rosa e do Casal Darci Clemente e Venilda. Eles aproveitaram para demonstrar a qualidade da fruta colhida de maneira irrigada e, em período fora da temporada para aproveitamento das sementes na multiplicação das mudas de jaca para distribuição gratuita à população.
“Realmente muito saborosa e as sementes de alta qualidade. As nossas perspectivas são excelentes para a expansão da fruticultura. A partir das sementes, as mudas serão produzidas no viveiro do município e distribuídas em estágio de plantio aos interessados, para cultivo imediato”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente que vem incentivando a preservação das frutas do cerrado no município.
Durante a degustação da fruta da jaca, a prosa foi bastante proveitosa pelo conhecimento repassado pelos estudiosos em plantas, Mariozan de Freitas e Venilda Alves de Souza Clemente que falaram sobre os benefícios da jaca, o mercado e a comercialização, pois é uma fruta que ainda busca espaço no mercado. Mesmo com o clima favorável, os agricultores da região ainda não investem no cultivo.
A jaca é nativa da Índia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVIII.