O prefeito Salim Curi, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, deu posse ao novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Vitória (CMDM) na noite de terça-feira, 24, para o mandato de dois anos. A solenidade de posse dos novos membros foi realizada no salão do Conviver.
Participaram da cerimônia de posse o juiz de Direito Pedro Guimarães Pereira, o promotor de Justiça Diego Espíndola Sanches, o vice-prefeito Renato José de Paula, a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, a controladora do Município Andreya Lima, o vereador Carlinhos Queiroz (representando a Câmara Municipal de Santa Vitória) e o 2º Tenente da PM Leonardo Rodrigues dos Santos.
“Vocês mulheres precisam ser respeitadas. Sempre que um direito for violado durante a minha gestão, farei de tudo para que isso acabe. Então, o que este conselho precisar para promover a proteção das mulheres de Santa Vitória. Podem contar comigo”, ressaltou o prefeito Salim Curi.
Na oportunidade, o juiz de Direito Pedro Guimarães, o 2º Tenente PM Leonardo Rodrigues dos Santos, o soldado da PM Geislon Marcelo Tomaz e a cabo da PM Milena de Souza também falaram sobre a importância da mulher na sociedade e os casos que ocorrem de violência contra a mulher.
O CMDM tem como um de suas importantes atribuições apoiar a SPM em suas articulações com diversas instituições da Administração Pública Federal e com a sociedade civil.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher criado pela Lei 3293/2021 tem por finalidade possibilitar a participação popular e propor diretrizes de ação voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas de igualdade de gênero, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre os direitos das mulheres de Santa Vitória.
Na cerimônia de posse a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, destacou a importância do Conselho. “Quero agradecer a participação de todos e parabenizar a todas vocês que aceitaram esse brilhante trabalho que vem pela frente e que diante de todos os desafios de violência contra as mulheres, elas se sintam empoderadas e entendam o seu papel na sociedade, pois nesta gestão estamos juntos e somando esforços para que todos os conselhos funcionem plenamente, porque sem eles as políticas públicas não avançam. Parabéns a todas vocês”, destacou a secretária.
O conselho ficou presidido nesse biênio pela presidente Fabrícia Araújo, tendo como vice-presidente Viviane Rízia e secretária Jeane Marques .
Os novos componentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Vitória são:
DO GOVERNO MUNICIPAL
– REPRESENTANTES DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Titular: Fabrícia Aparecida Araújo
Suplente: Gabrielly Stéfany Medeiros Bento
– REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Titular: Viviane Rízia de Carvalho Silveira
Suplente: Mayre Luce Costa Amorim
– REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular: Millena Nascimento Guimarães
Suplente: Sinnara Queiroz Severino
– REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
Titular: Patrícia Cali de Paiva
Suplente: Ana Aparecida de Morais
– REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Titular: Rosângela da Silva Santana
Suplente: Aurilene Miranda Lacerda
DA SOCIEDADE CIVIL
– REPRESENTANTES DE ENTIDADES E CLUBES DE SERVIÇOS (ROTARY CLUB)
Titular: Lívia Helena Arantes de Souza
Suplente: Islene Fortunata de Lima
– REPRESENTANTES DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Titular: Rosemay Vieira Maciel Teixeira
Suplente: Jeane Divina Marques
– REPRESENTANTES DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO
Titular: Keila de Oliveira (Jardim Planalto II)
Suplente: Aura Aparecida Mendes (Jardim Europa)
– REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DE CONSCIÊNCIA NEGRA
Titular: Elaine Cristina de Castro Nogueira
Suplente: Luciene Maria de Jesus Souza
– REPRESENTANTES DE ENTIDADES RELIGIOSAS:
Titular: Rosi Carmem Souza Lázaro Teixeira
Suplente: Sônia Aparecida Alves Araújo Oliveira