Realizada no Conviver na tarde de sexta-feira (20), pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, teve como tema principal a “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, foi conduzida pela assistente social, Lorraine Queiroz.
Participaram da solenidade, compondo a mesa de honra, o prefeito Salim Curi, a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lívia Arantes, o presidente da Câmara Municipal de Santa Vitória, Joaquim Lima, e representando os Usuários do Serviço de Assistência Social do Município Fernando Teodoro do Nascimento.
No início da Conferência os alunos do Projeto Aprendendo a Crescer de Santa Vitória fizeram uma apresentação especial aos presentes.
A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Lívia Arantes, realizou a abertura oficial da Conferência, momento em que fez uma breve avaliação acerca da conferência. “A Conferência é um importante momento em que a população tem a oportunidade de avaliar a Assistência Social no município e deliberar prioridades que o governo municipal deverá trabalhar. Nossa função é lutar para que as conquistas do sistema único de Assistência Social não sofram retrocesso, mas sim um avanço”, concluiu.
Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, apresentou algumas das ações que foram realizadas durante os 4 últimos anos até o momento, e destacou o empenho e participação de todos para a realização da Conferência. “O momento de realização das conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos, como condição para consolidação do SUAS, a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva”, afirmou.
A secretária considerou que a conferência foi um sucesso onde todos os objetivos da mesa foram alcançados, onde tivemos a participação de vários segmentos da sociedade, os usuários, os conselheiros, pessoas da sociedade civil e do governo. Mariza, demonstrou satisfação com as dez propostas que foram deliberadas para o município, estado e para união, pois as mesmas comungam com as metas e objetivos que serão desenvolvidos pela Secretaria, visando sempre diminuir as desigualdades sociais provocadas principalmente pela pandemia.
Em seguida aconteceu a retomada e conclusão das discussões por eixo, passando para aprovação em plenária final das propostas dos cinco eixos. A plenária procedeu com a homologação dos Delegados que representarão Santa Vitória e que irão defender as dez propostas que foram escolhidas e serão deliberadas nos grupos de trabalho de cada eixo desta conferência nas plenárias do Estado e da União.
O evento seguiu todos os protocolos de proteção e combate à COVID-19, com público limitado presente.