Inovar para incentivar o uso de plantas medicinais como uma alternativa da melhoria de qualidade de vida da população do município de Santa Vitória/MG. Esta é uma das propostas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Vitória com a implantação de um espaço de cultivo experimental de plantas medicinais no Horto Municipal.
A primeira experiência foi lançada nessa semana com a construção de canteiros experimentais para o fornecimento de sementes, mudas e até os ramos das plantas medicinais para as famílias promovendo hábitos saudáveis e mais um elo permanente entre poder público e a população santa-vitoriense.
Fernando Bonito, secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, ao falar sobre essa ação enfatizou que desde o inicio do atual Governo Municipal, vem contando com o trabalho da sua equipe para incentivar a mudança de hábito das famílias com a doação de mudas de plantas e a troca de experiências.
“Quem busca as mudas das plantas cria o hábito de cultivar o verde. Nessa semana estamos incentivando o plantio de mudas de plantas medicinais, para permitir também, novos conhecimentos e estimular hábitos alimentares mais saudáveis, além da preservação do meio ambiente com o uso correto da compostagem e sem o uso de agrotóxico”, concluiu Fernando Bonito.
No início serão plantadas mais de 50 espécies de sementes e mudas, dentre elas: crajiru, erva cidreira, alecrim, arruda, chapéu de napoleão, hortelã, mertiolate, papaína, trevo, marcelinha, ora-pró-nobis, cara de mangarito, amaranto e outras.