Desde janeiro de 2021, a Defesa Civil de Santa Vitória está constituída na área do Segundo Pelotão BM na região de Ituiutaba, inclusive com nomeação no Programa Mundial das Organizações das Nações Unidas (ONU), no projeto Construindo Cidades Resilientes, que atua principalmente na redução dos riscos e no gerenciamento de desastres. Entre eles, tempestades, inundações, alagamentos, precipitações de granizo, acidentes com produtos perigosos.
Os trabalhos foram iniciados pela determinação do prefeito Salim Curi, através da nomeação do servidor público, Onésimo Lopes da Costa, com a proposta de trabalhar na prevenção, identificando as áreas e situações que exijam uma atenção no nosso município, reduzindo a incidência dos desastres ou minimizando seus efeitos adversos.
Em algumas situações, o coordenador da Defesa Civil, Onésimo Lopes e os representantes do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, Sub Tenente, Siqueira e o Sargento Borba fizeram vistoria técnica em diversos pontos da cidade para atender toda a demanda da população que sofreu inúmeros prejuízos causados pelas chuvas intensas na tarde de quinta-feira, 07 de janeiro de 2021. Também realizaram uma vistoria nos três hidrantes públicos existentes na cidade de Santa Vitória, no dia 03 de fevereiro de 2021.
A população de Santa Vitória conta com uma Defesa Civil atuante, localizada na Rua Canal, 208.
A Defesa Civil não fecha. Oferece serviços 24 horas, todos os dias da semana, para as emergências e também denúncias.
Emergências Defesa Civil disque: (34) 9 9978 – 9584, para o cidadão informar as situações de risco e a ocorrência de desastres naturais ou não.
A Defesa Civil faz planejamento e tem equipes preparadas e equipadas para atender na proteção dos santa-vitorienses e também do meio ambiente.