Uma das propostas de produção para o próximo ano, no horto municipal e em várias residências em Santa Vitória, é da Pitaya ou fruta do dragão, como também é chamada, com sabor doce e suave, de polpa firme e repleta de sementes. A fruta possui também diferentes substâncias com atividade antioxidante: vitamina C na polpa, betalaína na casca e polifenóis na antecasca.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito acompanhado pelo Pesquisador de Plantas, Mariozan de Freitas, está desenvolvendo um amplo trabalho de visitas às residências e propriedades rurais incentivando o plantio da Pitaya e de outras variedades de plantas, colhendo mudas e sementes e incentivando a troca das mesmas e de conhecimentos.
“Percebemos que em muitos quintais já existe o plantio da Pitaya. Agora, estamos multiplicando as novas mudas, estudando o manejo e buscando alternativas economicamente viáveis através da doação das mudas aos interessados que queiram produzir a própria fruta”, explica Fernando Bonito que também esclareceu sobre a safra de produção que leva em média sete meses, a planta pode apresentar neste período frutos maduros, em desenvolvimento e no início da floração.
O Pesquisador de Plantas, Mariozan de Freitas ressaltou que por ser uma planta rústica, não exige muitos tratos culturais e pode ser cultivada sem o uso de qualquer agroquímico.