Uma parceria realizada entre três secretarias municipais, sendo de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e Pesca e de Transportes e Serviços Rurais da Prefeitura Municipal de Santa Vitória garante a destinação correta dos resíduos de podas da manutenção realizadas em árvores de órgãos públicos. Assim, este resíduo orgânico é reaproveitado, após ser triturado no local das podas, com os equipamentos adequados e transportados corretamente para um local, estrategicamente escolhido, para ser transformado em compostagem, um adubo orgânico.
Com isso, por meio do triturador acoplado ao trator, os galhos de árvores são triturados e o material resultante é destinado para a Horta Municipal e/ou para o Viveiro Municipal. Ao chegarem nestes locais, a pilha de composto é preparada diretamente no solo, constituindo-se por camadas de poda de árvore e por camadas de esterco, e é revolvido para introdução de oxigênio e hidratado com água para formar o composto desejado.
O composto orgânico produzido estimula o desenvolvimento das plantas e é utilizado no paisagismo e jardinagem das ruas, no projeto de arborização urbana, praças e jardins públicos da nossa cidade. Também é utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca na adubação das plantas e produção de mudas, como também na produção de frutas, verduras, hortaliças e legumes da Horta Municipal. Assim, além de ser uma prática de destino sustentável para este resíduo de massa verde, reduz o custo de produção na horta e viveiro.
O prefeito Salim Curi, agradeceu os esforços para a implantação desse projeto que ajuda no desenvolvimento sustentável do nosso município, bem como todos os secretários municipais, e também o apoio dos demais setores públicos municipais.