Você está aqui:

Uma visita ao passado em uma propriedade rural tangível em Santa Vitória

Diz um ditado popular que quem bebe da água de Santa Vitória sempre volta à Santa Vitória. Assim é a história do casal Cristino Leonel Ferreira e Selma da Silva Borges Ferreira que depois de algumas viagens a passeio na cidade de Santa Vitória resolveu se mudar da cidade de Estreito, no Maranhão para o nosso Município.

Uma visita ao passado em uma propriedade rural tangível em Santa Vitória

Eles trouxeram na bagagem os conhecimentos adquiridos na vida como feirantes, como pequenos produtores rurais e o pouco das coisas materiais que coube na mala numa viagem de ônibus, além da coragem de continuar no campo, seguir e vencer na lida diária de plantar para colher.

Na última sexta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito juntamente com os servidores municipais, Mariozan de Freitas, Jairo Junior e Rosilda Mendes foram recebidos pelo casal, na propriedade rural para um dia de coleta de mudas de plantas e de novos aprendizados, basicamente numa viagem no tempo pela história e pelos detalhes riquíssimos, como historiadores, preservados no lugar.

Para o início da conversa, Dona Selma nos serviu um saboroso café que foi torrado no fogão a lenha e moído, num moinho antigo reestruturado pelo Sr. Cristino que, com muito orgulho nos foi contando que tudo ali foi adquirido e reaproveitado com custo barato para o pleno funcionamento da propriedade. Junto com o café também foi servido, deliciosas guloseimas feitas com matéria prima da terra produzidas ali, como doces de figo, de leite e de buriti, rapadura, requeijão e milho cozido.

Depois todos caminharam longas horas pela propriedade de apenas 2 alqueires, mas que de maneira planejada produz em grande escala. De acordo com o Sr. Cristino a expectativa é de comercialização da produção na cidade, mas ainda se perde na burocracia e nas exigências do mercado. “Brevemente, estaremos com a documentação exigida pronta e apto a comercializar a produção toda orgânica”, disse.

Agradecido pela receptividade e pelo que vivenciou, o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito ressaltou a importância de valorizar e estimular os pequenos produtores com a oferta de parceria e de novos incentivos para a expansão da produção nas terras férteis do Município.

Já no Viveiro Municipal, Mariozan de Freitas e Jairo Junior se juntou a equipe de trabalho para plantar as mudas e as sementes colhidas. “Fomos em busca, principalmente das sementes de Flamboyant, mas trouxemos outras espécies de plantas que serão disponibilizadas gratuitamente a toda população”, afirmou Mariozan de Freitas.

Notícias Relacionadas