Você está aqui:

Secretaria de Meio Ambiente e Pesca apresenta primeiros resultados da produção de pescados com aproveitamento d’água de irrigação de pasto

Nos últimos anos, a Prefeitura do Município de Santa Vitória/MG, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca apoia e incentiva pequenos produtores a criarem peixes em reservatórios de água, utilizar tanques e caixas d’água para popularizar a criação confinada de peixes, principalmente da tilápia, como carro-chefe para a implantação de um frigorífico de pescado no município.

Secretaria de Meio Ambiente e Pesca apresenta primeiros resultados da produção de pescados com aproveitamento d’água de irrigação de pasto

Os primeiros resultados dessa ação que envolve mais de 70 pequenos produtores rurais e assentados foram apresentados na última quarta-feira, dia 23, na Fazenda São Francisco, com retirada de centenas de kg de tilápia do tanque, quando da visita do secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mauricio Lorena Filho, do assessor, Mariozan de Freitas e da Jornalista, Rosilda Mendes.

Emocionado e satisfeito com a produção, Vanoni Francisco Emereciano colaborador há muitos anos na Fazenda São Francisco idealizou o projeto para a propriedade, bem como todo o empenho dos parceiros do Município. “A ideia a partir de agora é aproveitar os demais tanques de água espalhados pela propriedade e ampliar a produção que, inicialmente seria só para o próprio consumo, mas com a grande produção se tornará mais uma renda para a propriedade que conta com funcionários diretos e indiretos”.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mauricio Lorena Filho ressaltou a importância desta atividade e explicou que a aquicultura, vem apresentando índices significativos de crescimento nos últimos anos. “Este projeto pode trazer grandes resultados, como a geração de emprego, renda e inclusão social, além do aumento da produção de pescados”, afirma ele.

Para o assessor, Mariozan de Freitas a ideia de criar peixes em tanques-rede não é tão nova e o resultado já está visível para toda a população, bem como o mercado da pesca que está em franco desenvolvimento.

Também aproveitou para orientar, na prática, o casal de funcionários da propriedade, Leandro Antônio de Lima e a esposa Daniela Aparecida de Souza como preparar a tilápia para o consumo, com receitas simples e bem fáceis. Mariozan de Freitas, na ocasião preparou o filezinho da tilápia, filé com osso e um delicioso caldo, conforme divulgaremos em breve.

Notícias Relacionadas