Na quinta-feira, (19), no Auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural reuniram-se para a última reunião do Conselho, conforme Portaria PM/0282019, de 15/02/2019.
Estiveram presentes no evento a secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, membros do Conselho e Equipe Técnica.
O Historiador Cláudio Scarparo Silva apresentou vários bens culturais inventariados a serem aprovados pelo Conselho Municipal, os quais foram aprovados por unanimidade e ainda esclareceu sobre os investimentos realizados no Cemitério Municipal pela atual Administração e que foram também aprovados pelo Conselho. Ressaltou-se a importância da atuação da secretária Francisca Vânia e do prefeito Salim Curi, no sentido de canalizar esforços e recursos para serem investidos nos bens culturais da cidade e na preservação de sua memória.
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural terá sua gestão até o dia 31 de dezembro deste ano, quando ocorrerá então, a eleição dos novos membros. A pasta da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Seção do Patrimônio Cultural dará continuidade às ações de proteção e conservação do patrimônio cultural.
“O Conselho Municipal é um órgão fundamental de assessoria ao Executivo para os trabalhos relacionados ao Patrimônio Cultural e tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no município visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Agradeço a presença de todos e parabenizo a atuação do Conselho e Equipe Técnica nas ações realizadas durante o período de 2017/2020”, concluiu a secretária Francisca Vânia.