Na manhã de segunda-feira (29), a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, reuniu em sua sala com o presidente do Lar do Idoso Dionísio Souza Santos Salmo José Neto, a diretora da APAE Soneida Maria Barbosa e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lívia Helena Arantes, para tratar de assuntos relacionados ao recurso extraordinário do financiamento federal do Sistema Único de Assistência Social.
Na oportunidade, a secretária Mariza Curi informou para os membros os recursos recebidos no valor de R$ 180.000,00, sendo que deste valor R$ 101.000,00 já foi creditado na conta. Estes repasses financeiros e toda a normativa de sua aplicabilidade estão nas portarias 369 de 03 de abril de 2020 e na portaria 378 de 07 de maio de 2020. Serão feitos repasses temporários para incremento na execução de ações socioassistenciais em decorrência do coronavírus.
“Os valores serão divididos em parcelas e podem ser utilizados durante o período de pandemia, iniciando as ações já no mês de julho. Esses recursos serão distribuídos para o Lar do Idoso, CRAS e APAE de Santa Vitória.”, ressaltou.
Para o CRAS, os recursos serão utilizados para compra de Equipamentos de Proteção Individual – EPI para os profissionais das unidades públicas de atendimento.
As entidades Lar do Idoso e APAE, serão contempladas com partes destes recursos, de acordo com as ações prioritárias neste momento da pandemia. Serão contemplados também com kit alimentos, os idosos cadastrados no BPC (Benefício de Prestação Continuada), que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Durante a reunião, a presidente do Conselho Lívia Arantes e todos os representantes aprovaram as ações sobre a utilização dos recursos destinados ao CRAS e as entidades.