Na manhã do dia 04 de março, o Colmeia de Santa Vitória iniciou a primeira comemoração ao Dia Mundial da Água com um diálogo interativo sobre bacia hidrográfica e a realidade da micro bacia do Córrego da Invernada para a turma do 6° ano na Escola Estadual José Paranaíba.
Além disso, continuando as comemorações no dia 11 de março aconteceu uma palestra aos alunos, sendo esta apresentada pelos membros do Colmeia, Isadora Silva Queiroz, André Augusto Gimenes Cardoso, Adãonete Rodrigues de Aquino e Luzia Maria de Lima, e com a participação também dos representantes da Copasa do SAS – Setor de Atuação Socioambiental de Frutal Adilson Ferreira Maia e do Mário Piazza Júnior.
O principal tópico da palestra foi sobre o assoreamento dos rios e córregos, sendo este o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural, mas que pode ser intensificado pela ação humana, e por isso o Colmeia por meio das suas ações busca a recuperação e proteção do manancial do Córrego da Invernada, córrego este que abastece a nossa cidade.
Foi apresentado um vídeo com todas as ações realizadas na região da nascente do Ribeirão da Invernada e o antes e depois, como a adequação e conservação das estradas rurais, a construção de bolsões de contenção de águas de chuvas, o cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e nascentes, o plantio, replantio e cuidados necessários para uma ótima adaptação das mudas que serão durante 1 ano.
Luzia Maria de Lima chamou a atenção dos alunos sobre as maneiras de economizar água e preservar os nossos rios e meio ambiente em geral, como tomar banhos rápidos, fechar a torneira, não jogar lixo no chão, lixo no lixo, separar os recicláveis, adotando assim hábitos sustentáveis no seu dia a dia.