O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Santa Vitória tem por objetivo atuar junto a famílias em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Nesse ano de 2020, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através dos CRAS – João Pinheiro da Silva (Vila Rica), Geni Braga (BDA) e o Centro Comunitário do distrito de Chaveslândia retomaram suas atividades, realizando as reuniões com os beneficiários do Programa Bolsa Família.
Na programação, foram proferidas palestras a respeito da Campanha Janeiro Branco, mês dedicado ao cuidado da saúde mental. As palestras foram ministradas pelas psicólogas do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Marcia Bento, Larissa Miranda, Bruna Muniz (coordenadora do CAPS), Marizele Oliveira (técnica de referência do CAPS/farmacêutica) e Gabriela Maciel (psicóloga CRAS). Elas convidaram as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
A Assistente Social, Lorraine Queiroz deu as boas-vindas aos beneficiários do programa, ressaltando que ela e a equipe estarão sempre prontas para atendê-los e para ajudá-los em quer for possível.
Já a coordenadora do CRAS do BDA, Ana Flávia de Almeida, se apresentou para os presentes, agradecendo a presença de todos e a parceria do CAPS pela realização da palestra com o tema da Campanha “Janeiro Branco”.
Durante os encontros, as técnicas do Programa Bolsa Família Patrícia Lima, Édilla Ferreira e Maria Rita Nascimento, reforçaram a importância da atualização do cadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi destaca a importância dessas ações. “Essa iniciativa visa prevenir e combater o adoecimento emocional. Assim, podemos refletir e debater o conhecimento, colaborando com a saúde mental de todos os cidadãos. Como diz o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”