Na noite de terça-feira (10), a Equipe do Trabalho Social do Residencial Jardim Europa composta pelos representantes, Davi Júnior, Rafaella Martins e Lívia Arantes representando a primeira-dama Mariza Curi, e demais representantes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizaram reunião de encerramento das atividades de 2019, no Totó Bonito.
Durante a reunião, foi apresentada uma palestra sobre Meio Ambiente: Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade, pelo Engenheiro Ambiental e Sustentalista, Pedro Camargo, da empresa Água e Terra, representando a Santa Vitória Açúcar e Álcool.
Segundo o engenheiro, parte do processo de licenciamento ambiental de uma empresa é a realização do Programa Ambiental, que contempla ações educativas com a população e trabalhadores envolvidos para evitar os impactos ao meio ambiente. “Evitar, controlar ou mitigar os impactos socioambientais, fortalecer as potencialidades locais, buscando uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na região”. A atuação de empresas e organizações no mercado e no meio social deve ser pautada pelos limites e regulamentações legais. Eventuais ações que extrapolem a lei ou que causem danos a terceiros ou à coletividade acarretam responsabilização civil, administrativa e até mesmo penal. Neste sentido, é muito importante o gerenciamento de ações visando a redução do risco de eventuais prejuízos provenientes de responsabilização legal.
Ressaltou ainda que este programa é uma grande oportunidade que deve proporcionar condições para produção, aquisição de conhecimentos, habilidades entre os trabalhadores e comunidades locais, bem como para o desenvolvimento de atitudes visando à participação individual e coletiva na gestão do uso dos recursos ambientais e na concepção e aplicação das decisões que afetam a qualidade dos meios físico, natural e sociocultural, para a população santa-vitoriense.
Após a reunião, o representante do trabalho social Davi Júnior, informou que fechou uma parceria durante um ano, com o engenheiro Pedro Camargo da empresa (Água e Terra), para poder abordar mais sobre o tema que serão aplicados para os moradores do Programa Minha Casa Minha Vida.