A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e do CAPS I – Nildomar Donizete Bizinotto, realizaram uma ação na Academia da Saúde Paulo Cabral de Lima, no dia 09, para marcar oficialmente o início da Campanha Setembro Amarelo. Na ocasião, os educadores Físicos Alexandre Oliveira e Graziella Guimarães, ofertaram atividades como alongamentos, zumba e uma divertida gincana. Estiveram presentes no evento os alunos da APAE, pacientes do CAPS, enfermeiros e agentes de saúde, que participaram de todas as atividades.
As coordenadoras Renata Alves (Atenção Primária), Lorrayne Oliveira (NASF) e Bruna Monyse (CAPS I) destacaram a importância dessa união entre os setores, população, funcionários e pacientes. “As ações são indispensáveis para a realização da campanha, tendo em vista que propiciam maior alcance, instrução e acolhimento de pessoas que precisam de nossa ajuda”, destacou a coordenadora Renata Alves.
O secretário de Saúde, Geraldo Júnior, esteve presente e enfatizou a importância da Campanha Setembro Amarelo. “É importante que a gente fale cada vez mais sobre o assunto porque, muitas vezes, com orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a informação, portanto, cada ação de conscientização é de suma importância na prevenção ao suicídio”.
Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio e, neste ano, a Campanha Nacional que marca as ações sobre o tema enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes, devido ao aumento de casos neste público. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar das ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo, e destaca que a união sempre pode fazer a diferença! “Falar é a melhor solução”.