Você está aqui:

Secretaria de Saúde realiza Abertura Oficial da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e do CAPS I – Nildomar Donizete Bizinotto, realizaram uma ação na Academia da Saúde Paulo Cabral de Lima, no dia 09, para marcar oficialmente o início da Campanha Setembro Amarelo. Na ocasião, os educadores Físicos Alexandre Oliveira e Graziella Guimarães, ofertaram atividades como alongamentos, zumba e uma divertida gincana. Estiveram presentes no evento os alunos da APAE, pacientes do CAPS, enfermeiros e agentes de saúde, que participaram de todas as atividades.

Secretaria de Saúde realiza Abertura Oficial da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

As coordenadoras Renata Alves (Atenção Primária), Lorrayne Oliveira (NASF) e Bruna Monyse (CAPS I) destacaram a importância dessa união entre os setores, população, funcionários e pacientes. “As ações são indispensáveis para a realização da campanha, tendo em vista que propiciam maior alcance, instrução e acolhimento de pessoas que precisam de nossa ajuda”, destacou a coordenadora Renata Alves.

O secretário de Saúde, Geraldo Júnior, esteve presente e enfatizou a importância da Campanha Setembro Amarelo. “É importante que a gente fale cada vez mais sobre o assunto porque, muitas vezes, com orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a informação, portanto, cada ação de conscientização é de suma importância na prevenção ao suicídio”.

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio e, neste ano, a Campanha Nacional que marca as ações sobre o tema enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes, devido ao aumento de casos neste público. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar das ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo, e destaca que a união sempre pode fazer a diferença! “Falar é a melhor solução”.

Notícias Relacionadas