A Diretoria do Iepha/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais realizou no dia 19 de setembro de 2019, na sede do Lions, a 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, na cidade de Santa Vitória-MG, com a presença de vários participantes de 21 municípios mineiros. O tema proposto do encontro foi “Instrumentos de proteção do Patrimônio Cultural”, aplicado ao público presente pelos técnicos do Iepha, Diretora de Promoção do Iepha-MG, Clarice Libânio; Luzinete Assis, Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural e Lívia Maria Moreira, Arquiteta e Urbanista.
A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Prefeitura e por meio do Iepha-MG, teve como objetivo reunir agentes públicos das regiões vizinhas do estado para debater políticas de preservação Estadual do Patrimônio Cultural mineiro. O evento contou também com a presença do prefeito Salim Curi; primeira-dama e Secretária do Desenvolvimento Social, Mariza Curi; secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia e demais autoridades.
O Encontro iniciou com algumas atrações musicais realizadas pelos Professores do Centro de Cultura e Arte “Anésio Souza Santos” e Maestro da Banda Municipal “José Alves de Freitas”, agradecimentos e pronunciamentos das solenidades presentes.
“Agradeço a presença da Equipe do Iepha e de todos os presentes pela parcela de contribuição e aos servidores que não mediram esforços na realização deste evento. Um agradecimento especial ao Prefeito e esposa, que estão sempre apoiando a educação. Finalizo afirmando que nós somos história, vivemos a história e sem ela, não acontecemos”, concluiu a secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia.
É a primeira vez que a cidade de Santa Vitória recebe a rodada que reuniu agentes públicos da região vizinha para debater políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, realizando palestras e atividades práticas em grupo.
“Somos privilegiados quando pensamos em resgate de memórias, pois daqui a alguns anos, teremos esta história que vivenciamos hoje, para contar a futuras gerações”, enfatizou a Mariza Curi, professora de História e secretária de Desenvolvimento Social.
O prefeito Salim Curi aproveitou a oportunidade para cumprimentar a todos os presentes, agradeceu a Equipe do Iepha e a participação de outros municípios. “Essa 9º Rodada é um resgate do Patrimônio Cultural e uma troca de experiência com outros Gestores que objetiva maior aproximação, permitindo assim que as ações de políticas públicas sejam eficazes na proteção do Patrimônio Cultural”, destacou.
Para a diretora de Promoção do Iepha-MG, Clarice Libânio, este evento foi um momento de diálogo sobre perspectivas de ir ao encontro com os gestores municipais e uma aproximação e relação entre o Iepha e os municípios. “Juntos poderemos realizar cada vez melhor as ações de progresso e promoção do Patrimônio Cultural de cada município, não como órgão fiscalizador e punitivo, mas sim como um órgão orientador e parceiro de vocês”, concluiu.
Assim o evento prosseguiu com as atividades, no decorrer do dia, com a realização de palestras, atividades em grupo, debates e exposição de objetos da Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza” e a primeira amostra dos bens tombados do município, por meio de desenhos artísticos, feitos pelo artista Jackson Lopes.