No dia 02 de Agosto de 2019, a equipe do CRAS João Pinheiro Silva (Vila Rica), reuniu com os usuários do Programa Bolsa Família, para mais uma reunião mensal. A coordenadora do CRAS, Lívia Helena, fez a abertura da reunião e anunciou o tema a ser ministrado pela engenheira ambiental, Isadora Silva Queiroz, colaboradora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, “Conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos gerados em casa e o papel de cada cidadão para manter uma cidade mais limpa!”.
Isadora Silva Queiroz entregou panfletos com várias informações sobre horários e dias de coleta do lixo e dicas para manter Santa Vitória mais limpa, e enfatizou que o objetivo da palestra realizada é conscientizar os cidadãos e oferecer informações importantes para a formação da consciência ambiental, social e econômica, relacionadas ao descarte de resíduos sólidos na nossa cidade.
É de responsabilidade da Gestão Municipal a coleta, transporte, descarte e tratamento dos resíduos sólidos de maneira suficiente e adequada, bem como a limpeza das ruas, varrição, entre outros, dando aos mesmos um destino final ambientalmente seguro. Porém deve ser compromisso da sociedade colaborar efetivamente nesse processo, mesmo que através de pequenas e simples ações cotidianas.
Diminuir ao máximo a quantidade de lixo produzido, acondicioná-lo em recipientes corretos (sacos próprios), colocar o lixo na rua nos dias e horários de coleta do seu bairro, reaproveitar certos tipos de materiais, fazer a separação dos recicláveis para a Coleta Seletiva, separar as podas de árvores e os entulhos de modo a coletarem separados e reaproveitá-los, evitar jogar lixo em locais inadequados, como por exemplo – ruas, terrenos baldios e outros, são atitudes simples mas que fazem uma enorme diferença.
“Quando reparamos no lixo que geramos, passamos a adotar valores e hábitos de consumo mais conscientes. Cada cidadão é responsável pelo resíduo que gera, e ao tomarmos consciência disto, mudamos nosso padrão de consumo para outros mais sustentáveis. Assim, o trabalho em conjunto entre poder público e população, na busca de alternativas práticas, com cada um fazendo a sua parte, com certeza garante a obtenção de benefícios para nós, para o meio ambiente e principalmente para as gerações futuras.” Ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi.
A coordenadora do cadastro único, Janaína Isabel Silva Souza aproveitou a reunião para reforçar sobre a importância dos beneficiários cumprirem com as condicionalidades exigidas e estarem atualizando o cadastro anualmente, além de transmitir aos usuários informações e orientações referentes ao programa, e juntamente com a coordenadora do CRAS do Vila Rica, Lívia Helena, parabenizaram a todas as famílias ali presentes, que tem marcado presença em todas as reuniões.