A Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca juntamente com a Colônia de Pescadores do distrito de Chaveslândia Z-08, a Câmara de Vereadores e a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA realizaram durante o sábado, dia 27, a 2ª Expedição Ecológica do distrito de Chaveslândia.
De acordo com informações do secretário Mauricio Lorena Filho, o Governo Municipal, através do Meio Ambiente e Pesca avança em soluções inovadoras que reforçam sustentabilidade, tendo como resultado a promoção e valorização dos pescadores artesanais, assim este evento concretizou as expectativas dos organizadores, tendo em vista o sucesso da primeira expedição com relação ao volume de lixo recolhido no leito do Rio Paranaíba.
“O ano de 2019 marca mais do que a continuidade de projetos iniciados em 2017 e voltados à conservação do Meio Ambiente. O nosso trabalho se fortaleceu nesse cenário ao ir muito além da preservação da pesca esportiva, colaborando com a preservação dos nossos rios, um diferencial que faz a nossa cidade reconhecida no cenário brasileiro”, afirmou.
Seguindo a tradição, a 2° Expedição Ecológica do Distrito de Chaveslândia começou com uma recepção no Pier, às margens do Rio Paranaíba, em Chaveslândia, com a celebração da Santa Missa, em louvor aos navegantes, pelo Pároco da Paróquia São Jerônimo, da cidade de Gurinhatã/MG, Padre Genini Morais Barbosa.
Na expedição, as equipes se empenharam e recolheram mais de seis toneladas de lixo e resíduos sólidos das margens do Rio Paranaíba. Durante o percurso do passeio, os participantes conheceram também um pouco da história a hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná e navegaram até o Rancho de propriedade de um dos parceiros, Dr. Márcio Vasconcelos, aonde descansaram num local com belas paisagens e degustaram um saboroso almoço.
Como recompensa pelo trabalho voluntário, as primeiras cinco equipes que recolheram o maior volume de lixo e resíduos sólidos foram premiadas com troféus, camisetas culturais e brindes doados. Todas as equipes inscritas participaram de sorteios de brindes, inclusive de dois barcos da premiação cultural, sendo um deles doado pela ARPA.
A culminância do evento foi na Praça Camilo Chaves, com a presença do Prefeito Salim Curi, do Vice-Prefeito Renato José de Paula e sua esposa Jane Parreira, do presidente da Colônia de Pescadores Z-08 Ronaldo da Silva Souza, do Presidente da Câmara de Vereadores Weliton Ferreira Lima, do secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca Mauricio Lorena Filho, dos vereadores Zilmar Filho, Edson Pinheiro (Edinho da Chaveslândia) e Joaquim de Lima, Henrique Roberto, Eurípedes Henrique, do Presidente da ARPA, Juraci Miguel de Lima e do vice-presidente da comissão organizadora Francisco Chagas, de representantes das equipes inscritas e das embarcações, além de um grande público.
Todas as autoridades foram homenageadas com um troféu participativo “Mérito Ecológico”. Também foi agraciado com esse troféu, a equipe de voluntários da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, representados na ocasião, pela Jornalista Nejuska Santos.
O Prefeito Salim Curi muito agradecido pelo resultado das atividades socioambientais enfatizou que, com a valorização dos pescadores artesanais, se propõe o sustento do pescado como uma das principais fontes de renda que fomenta a economia no distrito de Chaveslândia e inseri a diversificação do turismo náutico e cultural na região.
Finalizando todos se divertiram num mega show com a dupla Renan e Ray e DJ Serginho.
OUTRAS EMPRESAS PARCEIRAS:
POSTO POTÊNCIA, OFICINA DO VADIM, Dr. JOÃO BATISTA DE LIMA, SÓ MÓVEIS VITÓRIA, CHIQUINHO CARNES, LUCIANA ELETROLAR / CONSULTORA, TUPERWARE, CALIXTO SEGUROS, ELETROLAR MÓVEIS, Dra. ALEIDA QUEIROZ, Dra. PATRÍCIA QUEIROZ, OFICINA DO CAPOEIRA, DR. CLEITON COSTA VIANA, MARINEIDE LORENA, MÁRCIA ROMÃO ACESSÓRIOS BIJOUTERIAS E SEMI – JÓIAS, POSTO SÃO SIMÃO, PEIXARIA DA LICA, CER MICA NILDA, CONSTRUCENTER, TRIMAC, GRUPO CMAA/USINA VALE DO PONTAL, RESTAURANTE E PEIXARIA DO WELITON, ACADEMIA CROSS LIFE, BARCOS MULTI NÁUTICA.