Você está aqui:

Projeto nas escolas de Santa Vitória estimula consciência ambiental

Projeto nas escolas de Santa Vitória estimula consciência ambiental

Prefeitura Municipal de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nesta manhã de terça-feira (2), na UAITEC, um evento de lançamento do Projeto “Educar, Cuidar e Reciclar”. A ação partiu da dificuldade que as pessoas têm em descartar o material no lixo corretamente.

Projeto nas escolas de Santa Vitória estimula consciência ambiental

O projeto foi coordenado pela Engenheira Ambiental, Isadora Silva Queiroz e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia; Secretário do Meio Ambiente e Pesca Maurício Lorena, Secretário de Agricultura e Pecuária Roberval Domingues Pereira; juntamente com a equipe da SMEC; diretoras; especialistas; professores da rede municipal e estadual, além dos responsáveis pela coleta dos recicláveis, Gilson e Donizete Barbosa.

O Projeto tem como objetivo incentivar as crianças a separarem os resíduos gerados em casa e no seu dia a dia levá-los para as escolas e, para estimular a atividade, os alunos receberão em troca uma moeda virtual, intitulada “Grana Verde”, evidenciando assim, a importância da ação de cada um ter a consciência do destino dos resíduos, então todos serão beneficiados: comunidade e meio ambiente.

A ação será desenvolvida no período de abril a novembro deste ano, com a entrega de recicláveis, em forma de competição, entre nove instituições do município, incluindo CEMEIs e escolas de Ensino Fundamental até o 9º ano, da rede estadual, municipal e particular.

“Este projeto é uma ação de Educação Ambiental para as instituições participantes sendo de fundamental importância para que os alunos possam tomar entendimento, acerca do que podem fazer para preservar o meio ambiente e disseminar tal conhecimento para sociedade, principalmente sobre a ação de separar em casa os resíduos recicláveis dos rejeitos”, pontuou a Engenheira Ambiental.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, que estava presente no evento se pronunciou afirmando: “O meio ambiente é uma grande preocupação, nos dias atuais. Transmitir sobre esta questão aos alunos é um grande desafio e para atingir a população, é importante iniciarmos nas escolas, pois nossa esperança está em nossas crianças. Conscientizar é muito importante. Primeiro a gente educa, quando se educa, se cuida e quem cuida, recicla”.

“Ressaltamos a importância de construirmos um mundo melhor, onde haja um meio ambiente sustentável, com práticas de reciclagem e educação ambiental para futuras gerações com conscientização e mobilização de toda a sociedade e como resultado dessa ação, destinar o lixo de forma correta e consciente”, concluiu o Secretário Maurício Lorena.

Notícias Relacionadas