Você está aqui:

Pesquisadores visitam a Serra do Tatu, bem tombado em Santa Vitória-MG

Pensando na grandiosidade do patrimônio cultural santa-vitoriense, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal/Ituiutaba, com apoio da Secretária de Educação e Cultura Francisca Vânia e de Maria das Dores Marques (Dorzinha) da Seção de Cultura, visitaram à Serra do Tatu, bem cultural e natural tombado no município de Santa Vitória.

Pesquisadores visitam a Serra do Tatu, bem tombado em Santa Vitória-MG

A comitiva composta pela pesquisadora e professora da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, Drª Leda Correia Pedro Miyazaki, Diretora do Laboratório de Geomorfologia, juntamente com o Geógrafo Diemisson, o historiador Cláudio Scarparo e a estagiária graduanda em história Karoline, acompanhados do motorista Aurelino (Naninho) puderam conhecer um pouco mais sobre a história do bem tombado, como outras informações históricas sobre o bem.

“A Serra é de uma beleza paisagística considerável, que merece ser estudada e ter um aproveitamento em vários segmentos como o cultural, turístico e ecológico. Entre os aspectos estudados estão a passagem de grupos pré-coloniais pelo local, cujos artefatos líticos o comprovam”, afirmou o historiador Cláudio Scarparo.

Segundo a professora Leda, foi um primeiro contato com a Serra e que estão previstas outras visitas para uma análise abrangente. “A pesquisa teve como objetivo a análise geomorfológica da Serra e o diagnóstico de sítios arqueológicos encontrados no local”, explicou.

A Secretária de Educação e Cultura Francisca Vânia frisou a importância da Serra no Tatu para o município e o trabalho de conscientização e valorização do patrimônio cultural desenvolvido pelo Governo Municipal.
“O nosso patrimônio é uma herança cultural, além de ser o registro de um passado, é um retrato do presente”, concluiu.

Notícias Relacionadas