Você está aqui:

Conselho Patrimonial promove Workshop de Educação Patrimonial

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, promoveu no dia 03 de abril, às 14h, na UAITEC, o Workshop de Educação Patrimonial e teve como princípio promover a valorização da história e da memória de Santa Vitória para um público de educadores locais, com vistas a instrumentalizá-los como agentes multiplicadores de conteúdos e práticas dirigidas à preservação do patrimônio cultural deste município como principal elemento articulador dessas ações educativas.

Conselho Patrimonial promove Workshop de Educação Patrimonial

O encontro foi ministrado pela Equipe Técnica da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, composta pelas Engenheiras Civis, Dra. Carolina Campos e Dra. Joice Roberta Ribeiro; o Historiador, Cláudio Scarparo e a Arquiteta, Thais Pereira.

O evento iniciou com uma apresentação musical interpretada pelos professores e alunos do Centro de Cultura e Arte, “Anésio de Souza Santos” e neste cenário do Workshop, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, se pronunciou dando boas-vindas agradecendo a todos os colaboradores e parceiros que não mediram esforços para a realização deste encontro.

“O homem não vive sem memórias e, por isso, o Governo Municipal valoriza, por meio destas ações, todo o processo de conscientização e de valorização dos nossos bens tombados, sejam eles materiais e imateriais. Nosso principal desafio não é ver o último degrau, apenas ter coragem de subir o primeiro, na valorização do patrimônio cultural”, enfatizou.

Na ocasião, encontravam-se presentes também, o Vice-Prefeito, Renato José de Paula e a Secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi que aproveitaram para parabenizar o trabalho de valorização de nossas riquezas, que fazem a história da nossa cidade.

A Engenheira Civil, Joice Roberta Ribeiro explicou sobre a parceria da AMVAP na elaboração dos projetos de reestruturação e preservação do patrimônio histórico dos municípios. Ressaltou também a parceria do trabalho da Seção de Patrimônio Cultural do Município, para o sucesso das ações que atuam na melhoria da parte física do bem tombado.

“Os municípios da nossa região tem um patrimônio histórico muito rico, e, em algum momento, a estrutura física das edificações paradas no tempo deteriorou e precisa que sejam restauradas. Esse é o nosso trabalho: seguir os procedimentos observados para a concessão de autorização para realização de intervenções em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno”, afirmou e agradeceu a motivação das lideranças políticas do município pela preocupação na preservação do patrimônio cultural.

No decorrer do curso, houve um intervalo para o lanche e a apresentação do Bem Tombado e reconhecido pelo IEPHA: Imagem de Nossa Senhora das Vitórias, de madeira dourada e policromada, Decreto nº 1583/2003 de 20/03/2003; Dossiê entregue no IEPHA no exercício 2003/2004. Aprovado em 2004 no exercício 2004.

Para finalizar, cada participante recebeu material didático (caderno) com apresentação dos bens tombados do município. Um processo sistemático do trabalho educativo, que tem como ponto central, o Patrimônio Cultural.

Notícias Relacionadas