A ação foi realizada no dia 14 de março, no período da manhã, na UAITEC, abordando o tema “Política de Proteção e Conscientização do Patrimônio Cultural”, ministrado pelo Historiador Cláudio Scarparo, ao demonstrar as possibilidades da Educação Patrimonial (EP) para o ensino de diversas disciplinas a partir de uma ótica interdisciplinar.
O Encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural teve como objetivo conscientizar a importância da Educação Patrimonial para a contribuição de preservar o Patrimônio e, ao mesmo tempo, a memória coletiva e individual, bem como a formação da identidade do nosso povo.
O evento contou com a presença expressiva dos Servidores Municipais de diversos setores, membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e, na ocasião, um momento solene com uma apresentação musical interpretada pelos Professores Jerry Adrianni e Brenno, do Centro de Cultura e Arte “Anésio de Souza Santos”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, a Educação Patrimonial é o ensino centrado nos bens culturais, objetivando proporcionar às pessoas e, em especial às crianças, um maior contato com patrimônio cultural de sua região.
“É importante procurarmos conscientizar o uso dos objetos locais, monumentos e prédios históricos para realizar o ensino de história, junto a outras disciplinas e, ao mesmo tempo, valorizar o patrimônio local para formação da identidade e da cidadania, e assim, preservando nossa história e nossas memórias aos nossos que virão”, concluiu a secretária.