Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente de Santa Vitória (Colmeia) apresentaram em seu relatório uma série de ações realizadas na Micro Bacia do Ribeirão da Invernada, dentro do Programa Pro Mananciais, implantado em Santa Vitória pela COPASA, com apoio da Prefeitura Municipal.
O conteúdo das ações foi apresentado para os Conselheiros do Desenvolvimento Econômico pelo Coordenador do Colmeia, Mauricio Lorena Filho, que inicialmente agradeceu o empenho do prefeito Salim Curi para ajudar na recuperação da nascente do Córrego da Invernada e dos seus afluentes que abastecem a cidade de Santa Vitória com água potável. Também lembrou sobre o Projeto Minha Água, Minha Vida idealizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Pesca que serviu de base para o Pro Mananciais.
O representante da COPASA/MG, Salmo José Neto discorreu sobre a importância do Pro Mananciais, a necessidade da recuperação da nascente para o abastecimento da cidade com água e o trabalho da Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Transportes.
Dentre as várias ações desenvolvidas está à construção de cercas nas áreas de nascente e nas margens de córrego e afluentes, plantio de mudas nativas, adequação de estradas rurais e uma medida de complementares imprescindíveis para controle e preservação do meio ambiente, dentro de um programa de manejo integrado de solo com construção e adequação de estradas rurais por meio de bolsões e curvas de níveis, além da aquisição de óleo diesel.
O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Adãonete Aquino ressaltou a importância do Programa Pro Mananciais, enfatizando a parceria de sucesso para a execução das obras. Também sugeriu a apresentação destas ações para os empresários locais pela relevância das atividades desenvolvidas.