Com novo percurso, a atual edição da Caminhada Passos que Salvam 2018, realizada no dia 30 de novembro, agregou diversos participantes, dentre eles, os voluntários da AVCC, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, Diretores de Escolas, alunos da Escola Municipal São José, APAE e membros da comunidade, que aderiram ao movimento em favor da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
O evento, já tradicional no município, tem 100% do resultado das vendas dos kits de camisetas destinado ao Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos). De acordo com o Presidente da AVCC, Nivaldo Silveira de Lima, a cada edição um número maior de pessoas tem abraçado a causa, adquirindo os kits que ajudam diretamente os pacientes em tratamento, e também participando da Caminhada que leva conscientização às ruas.
Também participou da Caminhada, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, que parabenizou a equipe organizadora e afirmou: “Transformamos em momentos de alegria e solidariedade um evento dessa natureza que mobiliza centenas de municípios na “Caminhada Passos que Salvam”! O projeto tem como objetivo divulgar os sintomas do câncer infantojuvenil, despertando a atenção das pessoas sobre o assunto, além de ajudar o Hospital do Câncer de Barretos”.
No dia 26 de outubro, do mesmo modo aconteceu a tradicional Caminhada Rosa, ocasião em que um grupo de pessoas engajadas à causa, tais como voluntários da AVCC, Agentes Comunitários de Saúde, Coordenadores e demais colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, percorreram um pequeno trajeto, que não pôde ser finalizado devido à chuva que caiu no momento, porém, todos os presentes se mostraram participativos e animados com o evento de conscientização acerca da prevenção do câncer de mama.
Para o Secretário de Saúde, Geraldo Júnior, ambas as Caminhadas foram um sucesso, pelo envolvimento de pessoas conscientes de suas responsabilidades sociais, e sempre prontas a colaborar com causas sérias como a do Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos), que investe no diagnóstico precoce, prevenção e tratamento, essenciais para garantir qualidade de vida aos pacientes.
“Agradeço imensamente a todos que participaram, tanto da Caminhada Rosa, quanto da Caminhada Passos que Salvam, pois a união em prol de qualquer causa, é o que gera motivação e conscientização eficaz, e as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul têm meu respeito e carinho pela nobreza, sensibilidade e acuidade com que são conduzidas, assim como todas as demais Campanhas que priorizam a importância da saúde, e, conseqüentemente, a importância da vida!”, concluiu o Secretário Geraldo Júnior.