O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Santa Vitória realizou no dia 11 de novembro, na sede da Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA–SV), uma reunião voltada aos agricultores da agricultura familiar e produtores rurais, a fim de esclarecer as dúvidas sobre a ação da coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos e do lançamento da nova variedade de capineira: a cultivar BRS Capiaçu.
O servidor do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo da Silva Carvalho, lembrou os procedimentos corretos com as embalagens vazias de agrotóxicos, as quais serão recolhidas na coleta itinerante, no dia 22 de novembro, ao lado do aterro sanitário de Santa Vitória, que se localiza na saída do Bairro Brasil, no horário das 8h às onze 11h30 e das 12h30 às 16h.
Engenheiro Agrônomo da Emater local, André Cardoso, motivou e esclareceu as dúvidas dos participantes, a respeito da nova variedade de Capineira, BRS Capiaçu. Na oportunidade, falou sobre a sua qualidade, cuja produção é de cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, média de 30% a mais do que as cultivares tradicionais.
Já o secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca Maurício Lorena, em companhia do servidor municipal Danilton Divino, explicou a maneira correta do cultivo BRS Capiaçu. Também afirmou que serão disponibilizadas mudas gratuitas na chácara municipal para os interessados que se inscreveram.
Ainda foram abordados outros assuntos de interesse entre os presentes no evento, como as novas regras de vacinação animal pelo médico veterinário do IMA, Walmir Perusso.
Marcou presença no evento, os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberval Domingues e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Batista de Medeiros, a Engenheira Ambiental Isadora Silva, Lilhis Roberto Paiva de Menezes, da UHE São Simão, José Ariston de Lima, representante da ARPA e o Presidente do CMDRS, Adãonelli Aquino.