Com a proposta de aproximar-se das famílias cadastradas no programa Bolsa Família, buscando o fortalecimento das relações de trabalho humanizado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem realizado reuniões mensais com os beneficiários do programa.
Na reunião desse mês no CRAS – Geni Braga (BDA), o tema ministrado pelo palestrante e colaborador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Davi Junior, abordou o tema “Direitos Humanos Fundamentais na Constituição Federal”.
Davi Junior esclareceu as dúvidas a respeito dos direitos e deveres individuais. O que são esses direitos individuais ligados ao conceito da pessoa humana e a sua personalidade, a igualdade, a dignidade, a honra, a segurança, a propriedade e a liberdade. E também sobre direitos coletivos. Sobre o art.5°, onde todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidades do direito à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
No CRAS – João Pinheiro Silva (Vila Rica), os voluntários da Pastoral da Criança ressaltaram a importância da atuação da organização para as famílias assistidas e também falaram sobre o voluntariado, o poder da gratidão para o desenvolvimento pessoal e emocional e ministraram sobre os 10 mandamentos para a paz nas famílias, orientando os beneficiários do Bolsa Família sobre os cuidados emocionais e físicos entre pais e filhos desde a gestação.
No decorrer da reunião, a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, passou algumas informações a respeito do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”: “as 200 pessoas que fizeram a inscrição no programa e foram contempladas, será analisada de forma criteriosa a inscrição, se a qualquer omissão ou informações prestadas de forma inverídicas. Sendo comprovado está omissão de informação, chama a próxima pessoa que se encontra na lista de espera dos 100 inscritos “cadastro reservas” para o Programa Minha Casa Minha Vida”.
Na ocasião a gestora do programa, Janaína Izabel, reforçou a importância da atualização do cadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um dos recursos mais significativos para idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora do CRAS do BDA, Ilza de Lima, agradeceu a presença do palestrante Davi Junior, da gestora do programa Janaína Izabel e parabenizou a todas as famílias ali presentes, que tem marcado presença em todas as reuniões.
Lívia Helena, coordenadora do CRAS da Vila Rica ressaltou a importância das reuniões e da parceria da Pastoral da Criança pelos esclarecimentos. “Esta dinâmica entre palestrante e famílias cadastradas no programa, tem trazido resultados significativos, pois leva aos beneficiários conhecimentos a respeito do contexto fluente em suas vidas, no que diz respeito a questão social”, concluiu.