O aroma dos salgados e doces perfuma o ambiente onde as pessoas só desviam o olhar das mãos da instrutora para fazer suas anotações. Na sala compõem a cena fogão, geladeira, forno e utensílios que remetem à cozinha de casa, mas o espaço faz parte do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no distrito de Chaveslândia, onde pela primeira vez neste mandado, a Prefeitura Municipal de Santa Vitória, através Uaitec/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com Senar/Sindicato Rural , realizou o curso de Salgados e Doces de Festa totalmente gratuito, foram abertas 10 vagas e todos foram preenchidas.
A secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, juntamente com, Lívia Helena coordenadora do CRAS da Vila Rica, Fabiana Machado coordenadora Uaitec, Sandoval Teodoro mobilizador do Senar e Representante do Sindicato Rural de Santa Vitória, Gilberto Quirino coordenador de Distrito e o assistente social Eduardo Mendes, acompanharam a abertura do evento.
“O período de crise pelo qual o país vem passando incentiva as pessoas a buscarem formas de empreender e garantir renda para a família. Nesse sentido, o curso de Produção Artesanal de Doces e Salgados de Festa, dá aos participantes possibilidades de trabalhar e atender a um mercado que não para”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi.
O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR Cleonice Maria, onde as alunas aprenderam técnicas para o uso de facas, superfícies adequadas para o corte, uso correto do equipamento de proteção individual e temperaturas do forno e do óleo para fritura.
Cleonice Maria alertou as alunas sobre os riscos de contaminação: “os mais comuns são por meio físico, químico ou biológico. São corpos estranhos que caem nos alimentos, produtos químicos sem enxágue ou, ainda, bactérias presentes no ar, na água, no manuseio com mãos sujas ou vasilhame já contaminado.”