A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Uaitec/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com Senar/Sindicato Rural. Promoveu o Curso de Produção Artesanal de Cachaça, 10 alunos participaram do curso gratuito oferecido.
Os temas abordados pelo instrutor Estevão de Souza Castro durante o evento estavam legislação; histórico da cachaça e dos destilados; estabelecimento produtor e engarrafador de cachaça; tipos de instalações e equipamentos de uma fábrica de cachaça; plantio, corte, moagem, extração e preparo do caldo da cana; preparação do fermento e controle da fermentação; destilação; armazenamento, maturação e envelhecimento de cachaça; padronização e engarrafamento; aproveitamento de resíduos X preservação ambiental.
A coordenadora da Uaitec Fabiana Machado, acredita que “a fabricação de cachaça é uma boa opção de renda para chacareiros, já que se trata de algo simples, com baixo custo de investimento”. Qualquer espécie de cana serve para a industrialização. Vinte por cento da garapa se torna cachaça.
O Instrutor acredita que “A questão sensorial que engloba os aspectos de aromas, sensações, gosto e visual são de extrema importância para o reconhecimento de boa qualidade do produto. E o segredo para a boa qualidade do produto está na técnica de fermentação”, afirma Estevão de Souza.