Você está aqui:

Curso de Cachaça reúne dez participantes em Santa Vitória

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Uaitec/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com Senar/Sindicato Rural. Promoveu o Curso de Produção Artesanal de Cachaça, 10 alunos participaram do curso gratuito oferecido.

Curso de Cachaça reúne dez participantes em Santa Vitória

Os temas abordados pelo instrutor Estevão de Souza Castro durante o evento estavam legislação; histórico da cachaça e dos destilados; estabelecimento produtor e engarrafador de cachaça; tipos de instalações e equipamentos de uma fábrica de cachaça; plantio, corte, moagem, extração e preparo do caldo da cana; preparação do fermento e controle da fermentação; destilação; armazenamento, maturação e envelhecimento de cachaça; padronização e engarrafamento; aproveitamento de resíduos X preservação ambiental.

A coordenadora da Uaitec Fabiana Machado, acredita que “a fabricação de cachaça é uma boa opção de renda para chacareiros, já que se trata de algo simples, com baixo custo de investimento”. Qualquer espécie de cana serve para a industrialização. Vinte por cento da garapa se torna cachaça.

O Instrutor acredita que “A questão sensorial que engloba os aspectos de aromas, sensações, gosto e visual são de extrema importância para o reconhecimento de boa qualidade do produto. E o segredo para a boa qualidade do produto está na técnica de fermentação”, afirma Estevão de Souza.

Notícias Relacionadas