Há muito tempo somos habituados a meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata.
E, mais recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 é “Amamentação: a base da vida”, chamando a atenção para importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. Para ter tal repercussão na saúde de um indivíduo, a amamentação tem que ter impacto em todos os sistemas do organismo, tanto que o tema tem sido explorado nas diversas especialidades médicas.
Assim, em comemoração ao Agosto Dourado, a equipe da atenção primária de Santa Vitória organizou na manhã do dia 21/08/2018 uma roda de conversa voltada para as gestantes e seus parceiros. Grandes aprendizados com a aula da sobre “Promoção do Aleitamento Materno” e “Amamentação: o melhor começo da Vida.” da assistente social Carina Trez.
Durante o evento também foi ofertado a coleta de testes rápidos para DST’s e hepatites para as gestantes e seus parceiros. Foi servido um café da manhã e, logo após, houve sorteio de brindes e entrega de repelentes a base de Icaridina para a proteção da gestante contra o ZiKa Vírus e a dengue.
A coordenadora da Atenção Primária de Santa Vitória, Ana Beatriz Lima ressaltou a importância de estimular a amamentação por livre demanda.