No último sábado letivo (25), a Escola Municipal do Campo “Nossa Senhora das Graças” apresentou, durante todo o dia, uma agenda letiva, voltada para todos os seguimentos da comunidade local que participam ativamente das ações pedagógicas, culturais e sociais da instituição.
Nas primeiras horas do dia, foi oferecido um farto café da manhã, compartilhado entre servidores, pais e alunos, a todos que comparecessem ao evento e, em seguida, uma vasta programação circunscritas no Projeto Político Pedagógico.
A programação contemplou apresentações artísticas dos alunos do Ensino Fundamental que retomaram, por meio da dança (anos iniciais) e da música (anos finais) a cultura indígena, retratada, no folclore brasileiro e na Música Popular Brasileira.
Na condução do projeto Musical, os professores do Centro Municipal de Cultura e Arte interpretaram canções do universo cultural do campo e fizeram o acompanhamento da interpretação da canção “Cio da Terra”, interpretada pelos alunos dos anos finais.
Durante todo o dia, foram montadas mesas para realização de diálogos pedagógicos com os pais dos alunos, com o objetivo de apresentar resultados de cada turma e possíveis parcerias para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pactuadas entre escola e família.
Em outros ambientes da escola, a comunidade pode ser atendida, individualmente, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles, agentes de saúde, enfermeiros e médicos para mapeamento da saúde dos membros da comunidade do assentamento Paulo Freire, onde se localiza a escola.
Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Francisca Vânia, fez uso da palavra para destacar a importância da ação, dar boas-vindas aos professores formadores do Projeto Escola da Terra, Prof. Dr. Alessandro Rodrigues Pimenta e Prof. Dr. Antônio Moreira Costa e enaltecer a relevância do evento para comunidade.
“Estamos muito orgulhosos de desfrutar de um momento como esse. Hoje, o sábado letivo da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, ganha força, pois reúne, em um só momento, saúde, educação e cultura”, pontuou. “É muito bom saber que a escola estabelece um diálogo permanente com a cultura local”, destacou.
Na mesma oportunidade, a secretária parabenizou a Professora Maria Elizabeth e os alunos da instituição: Matheus da Costa Nunes, João Víctor Neves Matias e Pedro Otávio de Souza Gomes pela classificação na próxima etapa da Olimpíada de Matemática, a ser realizada no mês de setembro.
A programação do período da manhã foi encerrada com um almoço e, em seguida, retomada com os trabalhos de formação “Escola da Terra”, com os professores das instituições, promovidos pela Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Tocantins.
Segundo a tutora do Programa Maysa do Carmo de Paula, o objetivo é promover a formação continuada de professores para que eles atendam às necessidades específicas das escolas do campo. “Por meio deste programa, também serão oferecidos recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações em questão”, destacou.
O evento se encerrou, depois de estudos de formação dos professores, às 16h, com um café da tarde, centrado nos saberes e sabores do campo.