Você está aqui:

Exposição Cultural “Espaço Memórias de Santa Vitória”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Cultural realizaram a Exposição Cultural “Espaço Memórias de Santa Vitória”, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, no Hall de entrada do Centro de Convenções “Ubaldo Severino Franco”, no Parque de Exposições “Salustiano Moraes”.

Na solenidade de abertura do “Espaço Memórias de Santa Vitória”, na manhã do dia 31 de maio, data oficial do aniversário do município, com a presença do prefeito Salim Curi, da Primeira-dama, Mariza Curi, autoridades federais, estaduais e municipais, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia deu inicio às atividades, declamando o poema “Cidadezinha Cheia de Graça” do autor Mário Quintana.

Houve um lounge musical com os violinistas Thayná Guimarães e Brehnon Santos, apresentação musical com Hiada Guimarães e Jerry Adriani, os Berranteiros Marco Aurélio Araújo e Vinicius Santos, o do Grupo de Catira “Vale da Alimentação” e do recital de flauta com Francielle Rodrigues, acompanhada por percussão de Sara Scarparo.

No Espaço da Cultura estavam expostos: a Galeria dos Prefeitos; um acervo de pintura em tela, pintadas pelos artistas locais, Delma Marques, Dr. Plínio César Miranda Teixeira, Adriana Moraes; objetos relativos à vida local do início do século XX; material arqueológico e vídeos sobre os bens culturais da cidade. Aconteceu também, um momento literário com a divulgação do livro do escritor Márcio José da Silva Freitas, intitulado “Carona para Santa Vitória” Contos Pitorescos e contou ainda, com a presença da jovem Julyane Pereira Marcial, usando trajes indígenas, trazendo à memória, os povos indígenas que habitavam neste lugar.

Durante a exposição, no “Espaço Memórias de Santa Vitória”, aconteceram várias atrações tais como: apresentação da Banda Municipal “José Alves de Freitas”, duplas sertanejas Pedro do Jucão e Dalvim, Donizete e Jotinha e no acordeom, o jovem Veley, acompanhado por violinista Gustavo Araújo Medeiros, do Clube da Viola, presença da dupla Celso e João Emiliano e vários outros artistas locais. Todos os dias da exposição, Waldir Ciríaco, criador de desenhos artísticos a partir de características físicas das pessoas, expôs sua arte.

As pessoas que visitaram a exposição cultural puderam assistir, através de mídia em DVD, a apresentação das Cenas Evangélicas, importante evento que marcou época, na cidade de Santa Vitória, com apresentações cênicas dos principais momentos da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, realizadas pela Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia, várias pessoas da região foram visitar e prestigiar o espaço cultural, no decorrer da tradicional festa “Exposanta”.

“O Patrimônio Cultural de Santa Vitória foi um evento bem divulgado e teve como objetivo sensibilizar a população sobre importância do legado material e imaterial que compõe a identidade de nossa comunidade, tornando-se, progressivamente, agentes de conscientização e defesa do Patrimônio Histórico Cultural”.

“Esta foi à segunda edição da Exposição Cultural, no Parque de Exposições e contou, mais uma vez, com o apoio do Prefeito Salim Curi”, concluiu.

Notícias Relacionadas