A Congada Irmandade Nossa Senhora do Rosário recebeu no mês passado as inéditas fardas do grupo, resgatando a cultura da cidade. O material será usado pelos 30 integrantes durante as apresentações especiais e festas religiosas.
Os novos uniformes foram doados pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Fazenda, recebendo também o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social para confeccionar as peças que seguem a risca todos os detalhes que remetem a tradição.
A entrega dos trajes foi feita pelos representantes das Secretarias Municipais envolvidos na ação, Francisca Vânia de Oliveira, Mariza Curi e Fábio Macedo, e pela Diretora de Cultura, Maria das Dores Marques, durante solenidade na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Durante a entrega, Mariza Curi aproveitou para parabenizar e agradecer a equipe de costureiras do Desenvolvimento Social pelo brilhante trabalho.
Para a secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira, o governo municipal se preocupa em apoiar essa tradição, visto que o Congado é um patrimônio santa-vitoriense. Ela ainda lembrou que o grupo não recebia incentivo do município para novos uniformes há 10 anos e frisou que o estímulo da atual gestão da Prefeitura foi fundamental para iniciar o processo de fortalecimento do congado na região.
“Vocês merecem nosso respeito e investimento na manutenção desses valores. É maravilhoso receber o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Fazenda para poder atender à demanda de vocês quanto aos uniformes”, finalizou a secretária.