A reunião do dia 07 de maio aconteceu na sede da Fazenda Santa Tereza, com o representante da comunidade do Mato Largo, João Andre de Lima agradecendo a presença de todos. No comando dos trabalhos do dia, o Coordenador do Colmeia, Mauricio Lorena Filho convidou a todos para fazerem uma oração, falou sobre o frigorífico de peixes que se encontra em fase de negociação para ser implantado no município e das atividades do plano de ação do Colmeia para a execução do Programa Pró Mananciais.
“Como parte das oficinas do futuro iniciamos a etapa do Caminho Adiante, e passamos para fase de organização do Plano de Ação. As empresas licitadas para o manejo das matas ciliares terão obrigação de cuidar do reflorestamento por um ano e, em seguida, o Colmeia e os produtores ficarão responsáveis pela manutenção e a Emater local ficará responsável pelo levantamento das necessidades de cada propriedade”, afirmou o coordenador do Colmeia em Santa Vitória.
O primeiro a se pronunciar foi Encarregado do Setor de Atuação Socioambiental do Distrito de Frutal, Adilson Ferreira Maia que esclareceu sobre o Programa Pro Mananciais ser exclusivo para o Córrego da Invernada e seus afluentes. “A Copasa/MG tem responsabilidade sobre o processo de recuperação e proteção do manancial, mas a responsabilidade não é só dela, é necessário à parceria e o trabalho compartilhado de todos e, o trabalho em conjunto será a saída para preservar e recuperar as fontes de água que estão diminuindo”, alertou na oportunidade e, esclareceu que virão recursos suficientes para a manutenção da área a ser recuperada.
Também fizeram uso da palavra Suplente do Colmeia pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, Rivelino Barsanulfo de Paula, que destacou a importância de começar o plano de ação recuperando a nascente no alto da Serra do Tatu. O ex-prefeito, Adalto Lima aproveitou a presença dos produtores rurais para explicar sobre o SIM – Sistema de Inspeção Municipal.