Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente de Santa Vitória (Colmeia) estiveram reunidos nesta terça-feira, 24 de abril, na fazenda Santa Tereza, na Comunidade do Mato Largo, região da nascente do Córrego da Invernada, juntamente com representantes da COPASA, de Belo Horizonte, de Frutal e de Santa Vitória.
Na oportunidade, o Coordenador do Colmeia, secretário municipal de Aquicultura e Pesca, Mauricio Lorena Filho falou sobre as ações já desenvolvidas pelo Programa Pró-Mananciais para proteger, preservar, recuperar e conservar os recursos hídricos da nascente do Córrego da Invernada, fonte que abastece a cidade Santa Vitória. Também agradeceu o empenho de todos e solicitou o apoio incondicional para o desempenho dos trabalhos.
O Encarregado do Setor de Atuação Socioambiental do Distrito de Frutal, Adilson Ferreira Maia explicou o programa Pró-Mananciais da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o empenho em viabilizar o projeto e a necessidade de impulsionar as ações para a conquista dos recursos que serão disponibilizados e investidos na preservação dos mananciais que servem para a captação de água a ser tratada pela companhia de água de Minas Gerais.
A Analista de Planejamento e Controle da Assessoria Técnica da Presidência da COPASA, Maria Aparecida de Souza, cumprimentou os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente de Santa Vitória pela iniciativa e preocupação. Por meio de uma dinâmica motivou a todos para as próximas ações e garantiu que dará o apoio institucional necessário para contribuir com o trabalho que está sendo feito.
“A Copasa e Emater se uniram à Colmeia para somar em todas as etapas desse trabalho e, principalmente, proporcionar ações de conscientização da comunidade empresarial para oferecer uma oportunidade de recuperar a principal fonte de água da cidade de Santa Vitória. Teremos imenso prazer de participar desse processo”, afirmou Maria Aparecida de Souza.
Outros assuntos também foram tratados pelo Ricardo e pelo Salmo José Neto, encarregado do Sistema da Copasa de Santa Vitória que juntamente com a equipe do Colmeia, viram em tempo real algumas imagens da nascente do Córrego da Invernada captadas pelo Marcelo Drone, da assessoria de Comunicação, da secretaria municipal de Governo do município.
Participaram da reunião, os seguintes membros: Agnaldo Garcia da Silva – secretaria de Aquicultura e Pesca; Cleiton Jose Ferreira – (representante do Diego) secretaria de Obras; André Augusto Gimenes Cardoso – Titular Emater; Marcos Antonio B da Silva – suplente secretaria de Saúde; Diego Braga Arantes e Geovane Dias de Moraes – (representante do Alexsandre) titular secretaria de Saúde; João André Rodrigues de Lima – presidente e titular do Colmeia da Comunidade do Mato; Rivelino Barsanulfo de Paula- Suplente da Secretaria de Aquicultura e Pesca; Rosilda Alves Mendes – jornalista responsável pela comunicação e divulgação do Colmeia; Alcides Medeiros de Araujo – suplente da Comunidade do Mato Largo; Carlene Conceição Mendes Santos – titular secretaria de Educação e Cultura.