A Prefeitura Municipal de Santa Vitória, em parceria com Sindicato Rural e SENAR, realizou no período de 05 a 09 de março, no Parque de Exposições “Salustiano Morais”, o Curso de Seleiro: fabricação e conservação de peças trançadas em couro cru.
O módulo teve carga horária de 40 horas, aliou a prática com a teoria e proporcionou aos alunos conhecer todo o processo de fabricação que passa pela análise do couro, corte, limpeza e a confecção das peças.
O mobilizador do SENAR e Representante do Sindicato Rural de Santa Vitória, Sandoval Teodoro, destacou que durante o curso a instrutora Ana Maria Angelico trouxe um rico resgate cultural ao ensinar a fazer rédeas, cabrestos, cabeçada, vários tipos de tranças e chicotes, pois a arte do seleiro acabou ficando reservada a poucos profissionais que possuem aptidão com trabalhos artesanais.
A secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi destacou durante a abertura do curso que esse módulo vem para somar, visto que existe a falta de artesãos de couro no mercado.
“Essa é a oportunidade de vocês se capacitarem, abrir portas para novos negócios e empreender”, pontuou.